1187276 555779124489732_1965801074_n

1º Conferência Livre do Meio Ambiente marco histórico de mobilização social

Documento com as dez ações prioritárias será encaminhado à 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, à Prefeitura e Câmara Municipal de Paulínia


1187276 555779124489732_1965801074_nA Câmara Municipal de Paulínia sediou na manhã do último domingo, dia 01, de setembro a 1º Conferência Livre do Meio Ambiente, que tratou do tema “Resíduos Sólidos”. Quase 100 pessoas participaram do encontro que definiu  dez ações prioritárias, sendo cinco sobre Redução de Impactos Ambientais e outras cinco sobre Educação Ambiental.

O evento contou com a presença dos vereadores Custódio Campos (PT) e Danilo Barros (PCdoB), dos secretários municipais Jorge Israel (Secretaria de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente) e Danilo Garcia (Secretaria da Habitação), Jeannete Miachir (diretora do Jardim Botânico), José Alfeu Arruda Cabral, representante local do CIESP- regional Campinas, José Furtado, da Novaterra Ambiental, estudantes, militantes sociais e outros membros da sociedade civil que formaram os grupos de trabalhos.

Para contextualizar a Conferência, o palestrante  Rafael Moya, advogado e mestre em engenharia urbana (Universidade Federal de São Carlos), militante de causas sociais, presidente do COMDEMA (conselho municipal de meio ambiente) e da 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente de Campinas, ocorrida no mês passado. Trouxe um breve histórico da 4ªCNMA (Conferência Nacional de Meio Ambiente). Enfatizou a importância de política participativa, da responsabilidade compartilhada e da logística reversa (responsabilidade pelo resíduo do pequeno ao grande gerador).

Na Conferência Livre foram debatidos dois eixos: Redução de impacto ambientais e Educação ambiental, que foi divido em grupos trabalhos. Os eixos foram discutidos com objetivo de identificar ações prioritárias que colaborem com a gestão na implementação política de resíduos sólidos, tomando por base os objetivos da lei: não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos, bem como disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.

De acordo com a presidente da 1ªCLMA de Paulínia, Flávia Vitalina de Souza, cientista social, especialista em ciências sociais em saúde (UNICAMP), meio ambiente (Universidade Federal do Paraná) e docente do Programa Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Universidade Petrobras/SENAI e assessora parlamentar do gabinete do vereador Custódio Campos, o fato de realizar a 1ª Conferência Livre é um marco histórico em Paulínia. “Constatamos que não é só por decreto que as coisas se fazem. A sociedade, o poder público, as empresas buscam parcerias e alternativas de convivências e implementação de política pública. Vamos cuidar do Brasil, rumo a 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente – Resíduos Sólidos. Desejo que nossa força se propague e que tenhamos mais adeptos ao exercício da cidadania”, ressaltou.

Em breve as ações prioritárias serão divulgadas.  A conferência consiste no encontro de pessoas, independente do segmento ao qual representam e, assim, quanto maior o grupo reunido, maior é o diálogo, a troca de ideias e o fortalecimento de propostas. A 1ª CLMA foi chamada pela sociedade civil, sendo uma forma legítima que promove e mobiliza a comunidade em todos os seus segmentos.1003801 555779117823066_39761699_n

 A Conferência Livre consiste como instrumento às conferências municipais/ regionais estaduais, podendo ser promovidas por segmentos da sociedade civil, pelo setor empresarial e pelo próprio poder público, discutindo os interesses relativos ao tema para o município ou setor de atuação. As Conferências Livres não elegem delegados para a 4ª CNMA, mas encaminham propostas diretamente à Coordenação-Executiva Nacional, que as consolidará para a Etapa Nacional que ocorrerá entre os dias 24 a 27 de outubro de 2013, em Brasília.

 

Compartilhar essa postagem


Pular para o conteúdo