Construção de um Centro de Referência do Autismo é proposta de Alex Eduardo

A implantação de um Centro Municipal de Referência do Autismo é iniciativa do vereador Alex Eduardo (Solidariedade). De acordo com a Indicação 490/2022, o local poderia atender, orientar e identificar demandas relacionadas a moradores com Transtorno do Espectro Autista (ETA) e das pessoas com deficiência, avaliando as necessidades de cada caso afim de encaminhá-los para os serviços nas áreas de saúde, educação, assistência social e cultura.

O centro contaria com uma rede de atendimento multidisciplinar para que seja possível detectar o diagnóstico precoce, além de terapias e atividades de sensibilização e alinhamento conceitual.

O parlamentar pede ainda adesão do município ao programa “Creche Escola”, lançado pelo governo do Estado em 2011, que oferece aos municípios apoio técnico e financeiro para ampliar o atendimento à Educação Infantil.

Também na área da educação, ele encaminhou projeto de lei do programa “Médico nas Escolas e Creches Municipais”: um sistema de prevenção a doenças infantis, por meio de atendimento médico em todas as unidades da rede municipal de educação. Médicos pediatras e outros profissionais da área forneceriam orientações preventivas aos professores e monitores das creches, que então repassariam as informações aos pais.

As propostas incluem adesão ao programa estadual “Meu Pet Container”. O projeto presta atendimento gratuito para animais domésticos, como consultas clínicas, cirurgias, exames de ultrassom, raio-X, endoscopia, laboratório de análise clínicas, urgência e emergência, além de vacinação, castração e adoção responsável.

Acompanhe o andamento das propostas.

Texto: Gabinete do Vereador
Imagens: Câmara Municipal de Paulínia