Alex pede contratação de médicos hebiatras para atendimento de adolescentes

O vereador Alex Eduardo (Solidariedade) solicita a contratação de médicos com especialização em Hebiatria, para atuarem nas Unidades Básicas de Saúde no monitoramento da saúde física e psicossocial dos adolescentes.

Essa especialidade médica é voltada para a saúde dos jovens até 20 anos de idade, cuidando das doenças típicas desta faixa etária, incluindo suporte emocional e orientação. Conforme o Requerimento 430/2022, o atendimento é relevante porque a adolescência é uma fase de mudanças físicas, psicológicas e sociais.

O parlamentar também solicita Farmácia Municipal de Manipulação. A criação desse programa visa garantir o acesso da população a medicamentos essenciais e com qualidade. Para Alex, o medicamento manipulado permite a flexibilidade na posologia.

A proposta é que nesse estabelecimento de saúde os medicamentos sejam preparados de acordo com a necessidade do usuário, de forma individualizada ou personalizada, com base em receita emitida por profissional autorizado, ou cujo modo de preparação ou elaboração esteja indicado na Farmacopeia Brasileira.

Alex apresenta projeto de lei do Teste do Olhinho em recém nascidos. O texto propõe que o exame seja realizado ainda no berçário, após as primeiras 48 horas de vida do bebê e antes da alta hospitalar. O objetivo é detectar precocemente quaisquer condições que possam afetar a visão da criança, reduzindo ocorrências de perda visual definitiva.

Já no Requerimento 476/2022, o parlamentar pede a implementação de aulas de línguas estrangeiras na educação infantil municipal.

Acompanhe o andamento das propostas.

Texto: Gabinete do Vereador
Imagens: Marcelo Camargo/