Alex sugere política da primeira infância e programa de emprego a autistas

O vereador Alex Eduardo (Solidariedade) solicita o Plano Municipal pela Primeira Infância, com um conjunto de ações para crianças paulinenses. A iniciativa envolveria proteção contra formas de violência; educação ambiental; mais acessibilidade nos espaços públicos; garantia de vacinas e formação dos profissionais e conselheiros tutelares, entre outras medidas.

“Durante o período conhecido como Primeira Infância (0 a 6 anos) é que as conexões neurais estão em seu desenvolvimento mais intenso. Esse momento é primordial para a formação do adulto, pois jamais voltaremos a fazer tantas conexões neurais quanto nessa fase de nossa vida”, defende Alex.

Ele também sugere programa de inclusão aos autistas no mercado de trabalho. “Ainda não existem políticas públicas que tratem do assunto e reforcem a necessidade de ter um incentivo de contratação de pessoas com o TEA.”

Alex pede ainda fonoaudiólogos nas escolas e creches; programa de saúde vocal aos professores da rede municipal; playground no campo de futebol do bairro Santa Cecília; e linha de ônibus fretado para universitários no município, além de cobrar equipamentos cirúrgicos para o Departamento de Urologia da Saúde.

A proposta de plano pela primeira infância está em sintonia com o ODS 4 – Educação de Qualidade. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades (saiba mais).

Imagem: Prefeitura de Fortaleza.

Texto: Felipe Luchete.