Câmara aprova leis sobre biblioteca comunitária e divulgação de disque-denúncia

Os vereadores de Paulínia aprovaram nesta terça-feira (18/10), na 34ª Sessão Ordinária, programa para incentivar bibliotecas comunitárias nos bairros. Se a proposta for sancionada pelo prefeito, o município adotará incentivos a espaços que reúnam obras literárias e outras atividades culturais, como teatro e leituras em grupo.

O vereador Fábio da Van (Cidadania), autor do texto, destacou a importância das bibliotecas para estimular o hábito da leitura em vários pontos da cidade, além da autonomia dos cidadãos.

Também foi aprovado projeto que obriga estabelecimentos a instalar placas divulgando centrais de denúncia, como Disque 100 (violência sexual de crianças e adolescentes) e 190 (urgência e socorro rápido). A regra, se sancionada, valerá para hotéis, bares, restaurantes, academias e órgãos públicos, entre outros locais.

Segundo o autor, vereador Alex Eduardo (Solidariedade), a iniciativa é necessária para a população conhecer os canais e ajudar o sistema de segurança pública a combater crimes, de forma segura e até anônima.

Por sugestão de Alex, o Plenário ainda parabenizou o Abutre’s Moto Clube Raça em Extinção pelos 33 anos de existência, com sedes em todo o país. Outra homenagem, assinado pelo vereador Gibi Professor (PTB), foi para o atleta de parabadminton Diego Armando Honorato Madeira, ex-vereador jovem da Câmara.

A pauta incluiu 31 Requerimentos (cobrança de medidas ou informações), 20 Moções (congratulações e aplausos) e 38 Indicações (sugestões).

A proposta de bibliotecas comunitárias está em sintonia com o ODS 4 – Educação de Qualidade. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades (saiba mais).

Texto: Felipe Luchete.