CEI convocará secretário de saúde e inicia visita à rede municipal

43231789A CEI (Comissão Especial de Inquérito), que apura possíveis irregularidades na saúde pública de Paulínia, deliberou após a quarta reunião que convocará nesta sexta-feira, 22, o secretário de saúde Renato Netto Cardoso para prestar alguns esclarecimentos.

Numa visita informal ao responsável pela pasta os vereadores expuseram os objetivos e o trabalho que pretendem realizar na Comissão. Para o presidente da CEI, Tiguila Paes (PRTB) disse que os problemas da saúde não são de agora e que se arrasta há anos e que a CEI pretende ajudar e apontar soluções para os problemas. Enfatizou algumas reclamações que recebem da população como: a demora na realização de exames como tomógrafo, marcação de consultas e a falta de médicos no Hospital, entre outras.

“Em uma reunião do CEI decidimos que seria de bom senso conversar com o secretário, porque estaremos em constante contato com a pasta. Protocolamos na Prefeitura um requerimento pedindo informações de cada UBS (Unidades Básicas de Saúde) e do Hospital Municipal, como demanda e capacidade de atendimento, com base nesses dados montaremos uma planilha e definiremos os pontos que trabalharemos. Estaremos visitando cada UBS e HMP”, diz o sub-relator, Edilsinho Rodrigues.

A CEI protocolou na Prefeitura de Paulínia requerimento solicitando as informações que auxiliarão os trabalhos da Comissão. Entre os questionamentos estão o pedido de cópias de todos os contratos da Prefeitura Municipal de Paulínia com fornecedores e prestadores de serviços da Saúde de bens e serviços; cópias de todas as RC’s  emitidas pela Rede Municipal de Saúde, de 01 janeiro de 2013 até a presente data; os registros de reclamações e denúncias feitas à Ouvidoria da Saúde de Paulínia, por munícipes e também funcionários da Rede desde sua criação;  a relação com endereço e quantidade de pastas em todas as UBS’s e todos os serviços prestados, com quantidade de atendimento total mensal de cada serviço; fila ou tempo de espera de cada serviço prestado, se existir entre outros.

A CEI também definiu que iniciará visitas a toda rede de saúde para os acompanhar os trabalhos e o atendimento.

Os parlamentares afirmam que a intenção da CEI é melhorar os serviços de saúde, por isso a Comissão não só apresentará os possíveis problemas como irão sugerir soluções.

A criação da CEI foi aprovada no dia 15 de outubro, e terá duração de 120 dias, podendo ser prorrogada por até o mesmo período. O pedido da Comissão partiu do vereador Tiguila Paes (PRTB), diante da situação que se arrastas por anos na saúde pública de Paulínia. O edil juntou ao seu requerimento  cópias de matérias publicadas na imprensa local e regional em que denunciam críticas e reclamações da população quando ao atendimento no Hospital Municipal e na rede.

Comissão:

Presidência: Tiguila Paes (PRTB)

Vice-presidência: Du Cazellato (PP)

Relator: Custódio Campos (PT)

Sub-relator: Edilsinho Rodrigues (PPS)

Secretário: João Mota (PSDC)

Foto: Internet