Deputado do PSB visita APAE e se reúne com vereadores

angelaO deputado federal Dr. Marco Ubiali (PSB- SP) esteve na tarde do dia 12 de fevereiro, visitando a APAE de Paulínia. O Deputado que é presidente da Federação das Apaes do Estado de São Paulo, veio à Paulínia com a missão de dialogar com as autoridades locais para uma solução em relação a drástica redução da subvenção feita pelo Executivo no início deste ano.

Após a visita o Deputado juntamente com o presidente da APAE – Paulínia, Valmir Brustolin, e do dirigente Genésio Pires, estiveram na Câmara Municipal a convite da vereadora Angela Duarte (PRTB), para uma reunião com os vereadores e o Presidente da Câmara.

Também compareceu o ex-prefeito José Pavan Júnior PSB), companheiro de partido do deputado Ubiali. Na ocasião o Deputado pediu a união de forças independe da posição partidária para a solução do problema, já que a Apae é uma prestadora de serviços diretamente ligada às pessoas em vulnerabilidade.

Valmir Brustolin, esclareceu que não possui alternativas e que precisa do apoio das autoridades para não fechar as portas. Ele salientou que as pessoas que frequentam a Apae 62% delas são filhos de mães que criam seus filhos sozinhas, pois infelizmente os pais ao saberem que possuem um filho com a deficiência, abandonam as mulheres. “As mães estão desesperadas, pois elas necessitam daquele serviço, ele não pode parar. Só quem tem um filho com síndrome de down sabe quanto é difícil conviver com o problema”, alertou ele. Brustolin citou que hoje as despesas anuais da Apae é de R$ 1.800.000,00, e que a Prefeitura irá passar apenas dez parcelas de R$ 24.000, mensais.Também salientou que frequentam a Apae de Paulínia 137 alunos.
O ex prefeito Pavan  comentou dizendo que existem caminhos para resolver a situação e que precisa de bom senso por parte dos que estão no poder.

A vereadora Angela Duarte se posicionou dizendo que os vereadores ficaram de mãos atadas, e que  não tiveram escolhas, pois infelizmente não são os ordenadores de despesas, e sim o Executivo. Lamentou não apenas pela Apae, mas por outras entidades como Aupacc, Casa do Menor e outras.
Ela  sugeriu que fosse feito um convênio entre Apae e a municipalidade, mas que para isso teria que ter a boa vontade do Prefeito.

Brustolin terminou a reunião dizendo que lamenta a sorte de muitos assistidos pela Apae, que já foram rejeitados pelos pais ao nascerem e agora sofrem a rejeição por parte  daqueles que deveriam ampara-los, para fins de plena fruição de seus direitos previstos em lei.

Além de Angela Duarte (PRTB) estiveram presentes na reunião, o presidente Marquinhos Fiorella (PP), Danilo Barros (PCdoB), Gustavo Yatecola (PTdoB), Tiguila Paes (PRTB) e o vereador Alessandro Godoy(PSB) da cidade de Pedreira.

Fonte: Assessoria de imprensa da Vereadora Angela Duarte