img 3889_20131121_1207996674

Dia da Bandeira é comemorado pela Câmara Municipal de Paulínia

A programação incluiu hasteamento das bandeiras do município, do estado e do país contou com a presença do Exercito Brasileiro, da Fanfarra da Escola Estadual Padre Narciso, do bairro João Aranha e autoridades

img 3889_20131121_1207996674A Câmara Municipal de Paulínia realizou na manhã desta terça-feira, 19, a solenidade em comemoração ao Dia da Bandeira. O evento da troca de pavilhão ocorreu em frente ao prédio do Poder Legislativo. Foi a primeira vez que a Câmara comemorou a data.

Participaram da solenidade o presidente da Câmara de Paulínia Marquinho Fiorella (PP), o diretor geral da Câmara Paulo Dourado, o 1º Tenente da 4º Delegacia de Serviço Militar de Campinas/Paulínia e Região, Carlos Alberto Tibaldi, o 2º Tenente Rodrigo Nunes Godoi, representando do Comando da 11ª Brigada de Infantaria Leve, o promotor de justiça de Paulínia André Lucke,  o secretário de Segurança Pública de Paulínia Cicero  Luiz de Brito, os vereadores Du Cazellato (PP), Tiguila Paes (PRTB), Fábio Valadão (PROS), Danilo Barros (PCdoB), Sandro Caprino (PRB), Custódio Campos (PT), Zé Coco (PTB) e Edilsinho Rodrigues (PPS), alunos do Colégio Integral e Lúmen, entre outras autoridades.

A apresentação da Fanfarra da Escola Estadual Padre Narciso Vieira Ehrenberg, do bairro João Aranha, sob o comando do professor Claudecir Magalhães, abriu a comemoração. Na programação, como previa o protocolo oficial do país, pontualmente às 12 horas as três bandeiras foram hasteadas. A bandeira do município foi hasteada pelo secretário de segurança Cícero Brito, do estado pelo promotor Roberto Lucke e do país pelo presidente Marquinho Fiorella. Ocorreu ainda a execução do Hino da Bandeira e a Marcha do Exercito.

Após o hasteamento foi realizada a incineração da bandeira inservível. A cerimônia foi acompanhada pelo vereador Du Cazellato  e uma  tenente do Exercito.

Segundo Fiorella este dia é especial porque faz recordar o passado. O evento tem o objetivo de resgatar a cultura o civismo, um ato que ficará na história de Paulínia.

O diretor geral Paulo Dourado fez uma breve apresentação do histórico da bandeira e a leitura da ordem do dia e esclareceu o significado das cores da bandeira do Brasil.

verde significa nossas matas e florestas. O amarelo representa o ouro e as riquezas. O azul o céu e branco simboliza a paz. Além das cores, a bandeira brasileira tem 27 estrelas que correspondem às 26 unidades federativas brasileiras e o Distrito Federal. Na faixa que corta a bandeira nacional estão escritas as palavras “Ordem e Progresso”. Isso significa decisão e visão clara dos problemas da pátria e também meta de ascensão para os homens de valor.

A comemoração do Dia da Bandeira passou a fazer parte da história do país após a Proclamação da República, no ano de 1889. Em 19 de novembro daquele mesmo ano fora instituída a bandeira republicana.

A bandeira foi projetada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos com o desenho de Décimo Vilares. Esses artistas se inspiraram na antiga bandeira do Império que foi desenhada pelo pintor francês Jean Baptiste.

Foto: Claudia Arantes