43225639

Doutor João Mota pede a construção de hospital na região do João Aranha/São José com dinheiro que seria usado no Projeto Tarifa Zero

Petista apresentou a proposta durante a 19ª sessão do ano na Câmara.

43225639Durante a 19ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Paulínia, realizada na noite de terça-feira dia 29, o vereador Doutor João Mota (PT) pediu ao poder Executivo, a construção de um hospital na região do João Aranha/São José com o dinheiro que seria usado no projeto Socializ Tarifa Zero.

O vereador Doutor João Mota foi um, dentre os 10 parlamentares, que na sessão do último dia 15 votaram contra o projeto do Executivo.

O parlamentar explicou que votou contra o projeto, pois o mesmo foi mal elaborado pelo Executivo, já que não continha um estudo de impacto no transporte público da cidade caso a tarifa fosse zerada. “A gente não sabia se a empresa concessionária transportaria as pessoas com segurança diante da demanda que aumentaria; não constava no projeto, por exemplo, se a empresa teria de aumentar a frota”, explica Mota.

Diante da recusa do projeto pelo Legislativo, o vereador apresentou a indicação que pede que os quase R$ 90 milhões que seriam destinados ao projeto nos próximas três anos, sejam aplicados na área da saúde; em especial na construção de um hospital na região dos bairros São José e João Aranha, pois a região fica afastada do centro da cidade onde fica o único hospital público de Paulínia.

Segundo o vereador, a região é a mais populosa de Paulínia e possui boa parte da população carente da cidade que necessita de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Para Mota, a construção de um hospital naquela região com os recursos do projeto rejeitado pelo Legislativo vai melhorar muito o atendimento aos munícipes daquela região; e também o atendimento no hospital municipal, que hoje encontra-se acima do seu limite de atendimento.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) Paulínia praticamente dobrou seu número de habitantes na última década, passando de pouco mais de 50 mil habitantes para os atuais 93 mil; mas infelizmente, o investimento na saúde não acompanhou o crescimento populacional, gerando grandes problemas.


Vereador apresentou ainda mais quatro proposituras

Além da indicação citada acima, o vereador Doutor João Mota apresentou mais quatro indicações, foram elas; Sugere ao Executivo a criação do Conselho Municipal da Juventude, em conformidade com a Lei Federal 12.852/30 – Estatuto da Juventude; Sugere ao Executivo a instalação de lombada eletrônica na Rua Ositha Sigrist Pongeluppi, no bairro Morumbi, em frente ao nº 602 e outra em frente ao nº 677; Sugere ao Executivo a reforma e modernização do Pavilhão de Eventos, a fim de atrair grandes eventos para cidade; e Sugere ao Executivo a troca dos semáforos da Avenida José Paulino, por novos aparelhos com medidor de tempo para motoristas e pedestres.

No último dia 20, o vereador Doutor João Mota realizou o 1º Encontro da Juventude, debatendo o Estatuto da Juventude, que começa a vigorar a partir de 2014. Juntamente com este tema foram apresentadas as políticas públicas desenvolvidas pelo Governo Federal para a juventude.  O evento deixou claro a importância e a necessidade de criar no município um Conselho Municipal da Juventude que será fundamental para inclusão dos jovens nas políticas públicas da cidade.

 

Pavilhão de Eventos

Para o vereador, o Pavilhão de Eventos localizado no Parque Brasil 500 poderia ser uma grande fonte de receita para a economia de Paulínia, gerando centenas de empregos diretos e indiretos; mas atualmente o local é pouco aproveitado e passar a maior parte do tempo sem utilidade. A indicação tem como objetivo fazer com que o espaço ganhe vida nova, sendo reformado e adequado para atrair diversos tipos de eventos que podem movimentar a economia local. O pavilhão possui espaço também para se tornar um centro de convenções, o que será para Paulínia uma importante vertente para o turismo de negócios. O objetivo é que o Pavilhão de Eventos de Paulínia siga como exemplo o Pavilhão do Anhembi em São Paulo.

O Anhembi é o maior centro de exposições da América do Sul e palco para as principais feiras do país. De acordo com estimativas da Prefeitura de São Paulo, essas feiras de negócios geram uma receita de mais de R$ 3 bilhões para a capital paulista nas diversas atividades relacionadas, como a locação de área para exposições, a montagem dos estandes, o transporte de equipamentos e materiais. Segundo o vereador, outro fato que pode promover o crescimento de Paulínia neste setor é o fato de Campinas, a metrópole da região, não possuir nenhum centro de convenções e nem pavilhão de exposições. Um gargalo que pode ser preenchido por qualquer outra cidade da região que tenha potencial; neste caso Paulínia, que fica a 20 minutos do Aeroporto de Viracopos e entre as principais rodovias do país.

O objetivo da indicação que sugere ao Executivo a troca dos semáforos da Avenida José Paulino, por novos aparelhos com medidor de tempo para motoristas e pedestres é verificar se os aparelhos podem ajudar a reduzir o número de acidentes de trânsito. O contador de tempo ajuda tanto os motoristas quanto os pedestres a terem uma noção exata do tempo de ação, com isso, o objetivo é diminuir os atropelamento e colisões. Segundo o vereador, a Avenida José Paulino, foi escolhida devido ao fato da via que fica no centro da cidade, receber um grande fluxo diário de pedestres e veículos.

O uso de equipamentos semelhantes em esquinas de São Carlos e Piracicaba, no interior, fez a quantidade de batidas e atropelamentos cair até 35%, segundo pesquisa feita por engenheiros da Universidade de São Paulo (USP).  Segundo a pesquisa, muita gente achava que os motoristas iam acelerar mais quando vissem que o farol estava perto de fechar. Mas foi notado que isso não aconteceu. A primeira explicação para a redução nos acidentes é o tamanho do semáforo, que fica maior e mais visível por causa dos contadores, segundo os pesquisadores.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Gabinete do Vereador Doutor João Mota

Compartilhar essa postagem


Pular para o conteúdo