1508203 553754908048769_1477882290_n

Doutor João Mota pede reunião com responsáveis pelo Residencial Pazetti e futuros moradores

Vereador pede também programa de recuperação de árvores, a fim de evitar problemas decorrentes pelas quedas nos dias chuvosos

1508203 553754908048769_1477882290_nNa 2ª sessão ordinária do ano, da Câmara de Paulínia realizada na terça-feira, dia 11, o vereador Doutor João Mota (PT) pediu que a Prefeitura de Paulínia realize imediatamente, uma reunião com os responsáveis pelo Residencial Pazetti e os futuros moradores, para resolver a situação.

O vereador pediu que a reunião tenha a presença de representantes da Associação dos Moradores do Residencial Pazetti, da Caixa Econômica Federal, da Construtora Mello Azevedo, da  Secretaria Municipal de Habitação e de alguns vereadores.

Mota explicou que o objetivo é que os responsáveis pelo residencial (Construtora, Caixa e Prefeitura) informem diretamente aos futuros moradores, o que ainda falta para a entrega das moradias e que as partes cheguem a um acordo; estipulando prazos para resolver o que está pendente e de quando as residências serão entregues. Durante a sessão vários futuros moradores protestaram contra a demora na entrega das moradias.

Vale ressaltar que no Semanário Oficial do último dia 6, a Prefeitura divulgou uma nota dizendo que a Caixa Econômica emitiu um documento, dizendo que algumas pendências estão impedindo a liberação das casas; algumas delas são documentos que segundo a Prefeitura são de total responsabilidade da Construtora, que até o momento não se pronunciou sobre as declarações da Prefeitura.

Vereador pede programa de recuperação de árvores

Também na sessão de terça-feira dia 11, o vereador apresentou uma indicação que sugere que a Secretaria de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente (Seddema) organize um programa de recuperação de árvores em toda a cidade. A ideia é que técnicos da Seddema façam uma varredura bairro a bairro verificando as condições em que se encontram as árvores que ficam em calçadas, canteiros centrais e em praças públicas.

Após analisar as condições de todas as árvores, um relatório público seria divulgado e as árvores que forem consideradas condenadas, por estarem podres ou com algum outro problema, seriam prontamente removidas. Em seguida uma nova muda de árvore seria plantada no mesmo local, desde que o mesmo ofereça condições; isso para que o meio ambiente seja preservado. No caso em que a árvore retirada ficar em uma calçada, o morador teria o direito de escolher qual espécie seria replantada.

A indicação tem também o objetivo de minimizar os problemas decorrentes pela queda de árvores nos dias chuvosos. É muito comum nos dias em que a cidade sofre com grandes temporais, que diversas árvores caiam com a força dos ventos; muitas delas por estarem podres, ou seja, condenadas.  Quando isso ocorre, inúmeros transtornos são gerados, pois muitas delas caem sobre veículos causando prejuízos, caem nas vias atrapalhando o trânsito e pior, caem sobre pessoas, ocasionado ferimentos e até mortes. Além disso, é muito comum às arvores caírem sobre a rede elétrica provocando grandes blecautes chegando a derrubar toda a fiação elétrica; muitas vezes a telefonia também é prejudicada.

Para o vereador a saúde e o número das árvores interferem diretamente na qualidade de vida das pessoas, pois as árvores são geradoras de oxigênio limpo, ou seja, ajudam a manter o ar limpo; e em uma cidade como Paulínia, onde os níveis de poluição são acima da média, quanto maior número de árvores, melhor para a população. Além disso, o vereador defende que o poder público crie mecanismos como descontos em impostos ou prêmios para incentivar que os munícipes plantem árvores.

Lagoa na divisa entre os bairros Santa Terezinha e Recanto do Lago

Outra indicação apresentada pelo vereador pede que seja feita novamente o desassoreamento da lagoa localizada na divisa entre os bairros Santa Terezinha e Recanto do Lago. O objetivo é acabar com um problema que vem atormentando os moradores que residem na beira da lagoa, que são os alagamentos. Em agosto do ano passado, o vereador já havia apresentado uma indicação que pedia o desassoreamento, a mesma foi atendida e a Prefeitura realizou o serviço; entretanto o problema voltou.DSC 0001

Vale lembrar que quase todas as vezes que Paulínia é atingida por fortes chuvas, os moradores do local ficam apreensivos, pois a qualquer momento, o alto volume de água provocado pelas chuvas pode fazer com que a lagoa transborde e a água invada as casas. Quando isso ocorre, os moradores acabam perdendo vários objetos, fora o transtorno de terem seus lares submersos por vários dias esperando a água baixar.

Além do prejuízo material, existe também a preocupação com a saúde. Isto porque, quando a água invade as casas, muitas vezes ela traz consigo animais peçonhentos como cobras. Outra preocupação é com a leptospirose, pois a água da lagoa se mistura com a água da rua, assim a doença passa a ser um risco aos moradores. Os munícipes dizem que o problema acontece sempre devido ao fato da lagoa estar com muita terra que estaria supostamente descendo de uma horta que existe ao lado.

Doutor João apresentou três requerimentos;

“Requer ao Executivo, informações sobre a recolha dos veículos abandonados conforme específica  na indicação 640/13 apresentada por este vereador”.

“Requer a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) informações em relação a rede de água e esgoto do parque da represa”.

“Requer a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) estudos sobre a possibilidade do prolongamento da rede de água e esgoto até o Cemitério Parque das Palmeiras na Avenida PLN 381”.

Fonte: Assessoria de Imprensa do gabinete do vereador Doutor João Mota