Dr. Grilo solicita série de melhorias para pessoas com diversas deficiências

O vereador Dr. Grilo (MDB) é autor de propostas recentes envolvendo acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência. Um projeto de lei busca instituir a Semana Municipal de Luta das Pessoas com Deficiência, sempre próxima ao dia 21 de setembro, com ações para conscientizar a população.

Outra iniciativa visa determinar que cinemas localizados na cidade tenham, pelo menos uma vez ao dia, sessão legendada (mesmo em filmes nacionais) para incluir pessoas com deficiência auditiva. Os dois projetos já foram votados em Plenário e, para virarem leis, dependem de sanção do prefeito.

Dr. Grilo também solicita piso tátil em todas as escolas do município, principalmente na Emef Profa. Flora Aparecida Toledo Lima, onde estuda uma aluna com deficiência visual. Ele defende que é papel do Poder Público acabar com todas as barreiras que impedem a locomoção de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

O vereador ainda é autor do projeto Cartão Mais Acessível, um documento facultativo para identificar esse público, já que nem toda deficiência é visível. As propostas incluem aplausos ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de Abril.

Como líder de governo, Grilo destaca que as sugestões estão em sintonia com um projeto de lei complementar apresentado pela Prefeitura. O texto quer reorganizar a estrutura administrativa do Executivo: uma das novidades é a criação do Departamento de Inclusão Social e Diversidade.

A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 10 – Redução das Desigualdades. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades (saiba mais).

Imagem: Paulo H.Carvalho/ Agência Brasília

Texto: Felipe Luchete