Centro para tratar Alzheimer e criação de Fatec são propostas de Edilsinho

O vereador Edilsinho Rodrigues (Solidariedade) sugere um centro de referência para tratamento de pessoas com Alzheimer em Paulínia. A unidade poderia contar com equipe multidisciplinar, incluindo médico geriatra, acupunturista, fisioterapeuta, nutricionista e enfermeiro, por exemplo.

A doença é o tipo mais comum de demência e atinge, principalmente, pessoas acima dos 60 anos. “O tratamento e assistência adequados com equipe multidisciplinar podem proporcionar maior sobrevida e uma melhor qualidade de vida às pessoas com Alzheimer”, relata o vereador.

Ele também solicita implantação de Etecs (escolas técnicas) e Fatecs (faculdades de tecnologia) no município. Segundo o Requerimento 563/2022, os cursos dessas instituições estaduais já colocaram no mercado de trabalho um número muito grande de profissionais e abrangem no currículo vários conhecimentos científicos, humanísticos e tecnológicos.

Edilsinho sugere também placas de comunicação em braile ou equipamentos sonoros nas unidades básicas de saúde (UBSs) e no Hospital Municipal, com o intuito de transmitir informações às pessoas com deficiência visual.

As propostas incluem fraldários nas unidades de saúde, para ajudar pais que precisam trocar bebês enquanto esperam atendimento; implantação do exame do teste do olhinho em recém-nascidos no município; e manutenção das ambulâncias da frota de saúde, além de cobrança de informações sobre os serviços de hidroterapia e reabilitação de pacientes em Paulínia.

Acompanhe o andamento das propostas.

Texto: Felipe Luchete
Imagens: Governo Federal