Edilsinho sugere “Teste do Olhinho” e equipamentos para obesos no Hospital Municipal

O vereador Edilsinho (Solidariedade) indica a implantação do exame “teste do olhinho” em recém-nascidos no Hospital Municipal de Paulínia. Esse exame é realizado para a detecção do retino blastoma, um tumor intraocular comum na infância.

Segundo especialistas, o exame é recomendável nas primeiras 72 horas após o nascimento, devendo ser repetido uma vez ao ano até o 3º aniversário da criança. Um dos sinais mais comuns é o reflexo brilhante na pupila, semelhante ao reflexo do olho de um gato.

O vereador ainda sugere macas e cadeiras de rodas para pessoas com obesidade nas Unidades Básicas de Saúde e no Hospital Municipal, tendo como objetivo melhorar a segurança dos pacientes e oferecer transporte adequado e digno para pessoas com a doença.

Edilsinho também propõe fiscalização em imóveis fechados e/ou abandonados, que estão sendo utilizados como depósito para materiais de reciclagem. A abordagem visa o controle de animais peçonhentos, roedores, mosquitos transmissores de doenças, entre outros. Ainda indica detector de metais nas entradas das escolas, creches e Emeis de Paulínia.

Imagem: Ana Cleide Torres/ Prefeitura de Macapá.


A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 3- Saúde e Bem-Estar. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades (saiba mais).


Texto: Lara Santana (Estagiária).

Compartilhar essa postagem


Pular para o conteúdo