Flávio Xavier sugere carnê digital de IPTU, com desconto para contribuintes

O vereador Flávio Xavier (Podemos) propõe versão digital do IPTU 2023, dando desconto para os cidadãos que optarem pelo acesso eletrônico. A ideia é substituir aos poucos o envio dos carnês por via postal, como já ocorre em outras cidades.

Segundo ele, a iniciativa evitaria a emissão de papel, gerando economia de verba pública e diminuindo o impacto ao meio ambiente, e também teria benefícios aos contribuintes: desconto de 1% no valor do imposto, além de permitir acesso às informações de forma rápida e fácil.

Para o ano letivo de 2023, Flávio Xavier cobra informações sobre a entrega de uniformes escolares para os alunos, já que, segundo ele, houve grande número de solicitações. A distribuição deve ocorrer com a maior brevidade possível, diz, pois as aulas se iniciam em fevereiro.

O vereador ainda questiona o o prazo para a entrega dos materiais escolares, considerando que a falta deles compromete o aprendizado. Outros dois requerimentos perguntam como está o andamento da concessão do Theatro Municipal de Paulínia e se existe plano de criar mais vagas de estacionamento nos canteiros centrais da avenida José Paulino, no centro.

A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 12-Consumo e Produção Responsáveis. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades (saiba mais).

Imagem: Prefeitura de São Gonçalo.

Texto: Lara Santana (Estagiária).