Grávida tem direito à companhia de doula durante o parto, defende Loira

O vereador Loira (DC) sugere regulamentar a atuação de doulas nas maternidades, com a função de auxiliar gestantes no momento do parto. O objetivo é obrigar que estabelecimentos da rede pública e privada aceitem a presença dessas profissionais até o pós-parto, sempre que solicitadas pela paciente.

“O presente projeto de lei prevê oferecer conforto, encorajamento, tranquilidade, suporte emocional, físico e informativo”, diz o vereador. “Garantir que este momento passe sem dores, com segurança e que não ocorra procedimentos desnecessários.”

Ele também cobra melhorias para o estacionamento dos funcionários do Hospital Municipal, localizado na Rua Argentina. “O espaço está totalmente abandonado, sem nenhum controle de acesso, vigilância ou ao menos um portão para preservar a segurança dos veículos estacionados e a segurança dos profissionais que deixam os veículos”, relata.

Loira ainda parabeniza a equipe da creche Antônia Joana Barsi Ferrari, pelo prêmio de educação sustentável recebido na conferência mundial Omep World (projeto “De Boa na Lagoa”).

Pede ainda policiamento ostensivo no bairro João Aranhaescola municipal no Parque da Represa; melhorias no esgoto do bairro Bela Vistasinalização de área escolar na rua João Freitas Filho calçadas nos terrenos públicos da avenida dos Estados, no bairro Jardim Ypê.

A proposta envolvendo doulas está em sintonia com a ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades (saiba mais).

Imagem: Pedro Ventura/ Governo do Distrito Federal

Texto: Felipe Luchete.