Helder investe em cursos de capacitação para formar empreendedores

O vereador Helder Pereira (PL) destina R$ 100 mil à compra de material para cursos de capacitação diversos, como arte e culinária, com o objetivo de ajudar os munícipes a empreender e buscar estabilidade financeira.

No setor de educação, Helder investe R$ 45 mil em materiais de tecnologia e de produção, incluindo kits de adequação postural, mobília adaptada e brinquedos de acessibilidade aos alunos com deficiência.

As verbas incluem R$ 50 mil para melhorias na Emei Prefeito José Pavan; R$ 50 mil para cortinas e toldos na E.M Professora Elvira Cássia de Oliveira e R$ 14,3 mil para cantina da Emei Expedicionário Anísio Dredi.

O Poder Legislativo tem autonomia de definir para onde vai 0,5% da receita corrente líquida do município, por meio das emendas impositivas. A Prefeitura é obrigada a separar cerca de R$ 8 milhões do Orçamento para atender as prioridades escolhidas pelos vereadores: R$ 539,5 mil para cada um, sendo metade desse valor para Saúde e Educação (25% para cada área).

Ainda é investido R$ 35 mil para contratar profissional capacitado a auxiliar na reforma dos equipamentos de adequação postural, mobiliários adaptados e brinquedos acessíveis aos alunos com deficiência física, múltiplas e mobilidade reduzida.

No setor da Saúde, o vereador encaminha R$ 29 mil para conscientizar funcionários no momento de nascimento e/ou perda gestacional e neonatal, além de R$ 38 mil à compra de andadores, bengalas e muletas aos departamentos de geriatria e reabilitação. Helder também investe R$ 4,2 mil em balanças pediátricas para as UBSs bairros São José, Jardim Amélia, Jardim Planalto, Centro I, Cooperlotes e Monte Alegre.

O vereador destina ainda R$ 130 mil à construção de praça pública com área de lazer e academia ao ar livre na avenida João Vieira, residencial São José I. E também encaminha R$ 30 mil para realizar a Semana do Artesão.

A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades (saiba mais).

Imagem: Prefeitura de Sorocaba.

Texto: Lara Santana (Estagiária)