Helder volta a cobrar fiscalização e multa contra descarte irregular do lixo

O vereador Helder Pereira (PL) sugere mapeamento dos pontos onde é comum descarte irregular de lixo. Ele diz que alguns moradores usam caçambas para jogar fora qualquer material ou transformam em lixão campos abertos ou terrenos vazios.

Helder solicita canal de denúncia on-line, para os cidadãos ajudarem a combater a prática, e campanhas com o objetivo de conscientizar a população. Também cobra da Prefeitura mais fiscalização e norma para atualizar valores de multas (a lei sobre o tema foi revogada em 2017).

Ele ainda chama a atenção para a quantidade de troncos em calçadas, que podem atrapalhar a mobilidade de pessoas com deficiência e dificuldade de locomoção, assim como apresentar poluição visual.

As propostas incluem treinamento de evacuação nas escolas de Paulínia; transporte gratuito para alunos dos cursos do Senai no período noturno; reforma da calçada no entorno do Fórum; e redutores de velocidade na avenida Paulista e na rua Manoel de Souza, bairro São Luiz, além de aplaudir alunos da Etep pelo destaque na Olimpíada Nacional de Ciências.

A proposta de combater descarte irregular do lixo está em sintonia com o ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades (saiba mais).

Texto: Felipe Luchete.