Horta em escolas e jardim sensorial são proposta de Pedro Bernarde

O vereador Pedro Bernarde (Cidadania) propõe projetos que visem desenvolver hortas nas escolas da rede municipal.

A proposta tem o objetivo de oferecer aos alunos o contato com a natureza ao lidar com a terra, expor o processo de plantio e colheita dos alimentos que consomem, além de promover a consciência socioambiental nas crianças.

“ A horta nas escolas ajudará também como um recurso pedagógico. Ou seja, estimula o desenvolvimento de diversas habilidades importantes para a formação dos alunos” explica Pedro.

Ainda falando sobre a importância do meio ambiente, o parlamentar sugere também jardim sensorial adaptado dentro das dependências do Jardim Botânico de Paulínia. Segundo ele, a ideia é promover atividades inclusivas, proporcionando experiências ricas e geradoras de bons sentimentos.

Pedro apresenta ainda Projeto de Lei 103/2022 que cria no calendário oficial de Paulínia, a realização dos Jogos Municipais Esportivos de Areia.

De acordo com o vereador, a proposta tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, assim como, ampliar a inclusão social dos paulinenses por meio das interações em jogos, estimulando a prática esportiva na cidade.

Pedro sugere ainda, atuação integral de psicólogos nas instituições de ensino paulinenses; centro de pesquisa e desenvolvimento voltados para a qualidade da água, solo e ar da cidade; conexão 4g em todos os controladores de semáforos.

Através de requerimentos, Pedro pede informações sobre a construção de vestiários nas quadras de areia do Ginásio do Calegaris; detalhes sobre as obras de melhorias na rede de galerias pluviais no bairro Parque dos Servidores.

A proposta de horta nas escolas está em sintonia com a ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades (saiba mais).

Texto: Graziela Fávaro.