Educadores devem saber identificar sinais de abuso infantil, diz José Soares

O vereador José Soares (Republicanos) defende capacitação de profissionais da educação do município para identificarem sinais de abuso contra menores de idade. Para o autor da proposta, eles podem ajudar alunos e agilizar o encaminhamento a órgãos responsáveis.

“Como as crianças passam parte de sua infância e adolescência nas escolas, esse período acaba aproximando-as de seus professores, o que possibilita uma identificação maior a qualquer sinal de abuso seja físico, moral ou sexual”, diz na Indicação 879/2022.

Outra proposta questiona como tem sido feito em Paulínia o teste m-chat, utilizado para identificar sinais de autismo em crianças. José Soares cobra ainda ações efetivas para organizar o atendimento e diminuir o tempo de espera do Hospital Municipal, incluindo instalação de painel eletrônico de senhas e manutenção do alto-falante.

Ele solicita também alternativas ao pedágio localizado no retorno da rodovia Prof. Zeferino Vaz (km 132,8); manutenção das calçadas da escola José Dalmo F. B. De Mattos, no bairro Morro Alto; troca das portas das salas da escola Oadil Pietrobon, no bairro Santa Terezinha; e cronograma de cortes de matos e gramas de todas as escolas municipais, para que não sejam realizadas durante o período de aula.

Acompanhe o andamento das propostas.

Texto: Felipe Luchete
Imagens: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil