José Soares sugere árvores tecnológicas para fornecer energia em áreas públicas

O vereador José Soares (Republicanos) sugere a instalação das chamadas árvores solares em áreas públicas e parques do município. Esse novo equipamento, com cerca de 3 metros de altura, tem capacidade para realizar uma geração independente e sustentável de energia.

Com as árvores solares, a energia solar é capturada e transformada em energia elétrica, podendo ser uma solução inteligente e sustentável para a população carregar a bateria de aparelhos eletrônicos e, até mesmo, de bicicletas e patinetes elétricos.

José Soares também é autor de projeto de lei que institui o programa Wi-Fi Livre Paulínia. Se o texto for sancionado pelo prefeito, o governo municipal deverá fornecer internet gratuita em todos os espaços e prédios públicos municipais e divulgar o serviço por meio de placas informativas.

Ele também propõe estudos para hortas pedagógicas nas escolas de educação infantil e fundamental. A iniciativa já existe em Osasco, em parceria com ONGs e empresas, e impulsiona a produção de alimentos dentro das escolas, além de valorizar a ciência e educação ambiental para jovens e crianças.

O vereador ainda cobra informações sobre retomada das atividades na antiga Biblioteca Virtual, pede Unidades de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas na região do bairro São José; E solicita o chamado “Quarteirão da Saúde”, reunindo especialidades numa mesma localidade.

A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 7- Energia Limpa e Acessível. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades (saiba mais).

Imagem: Prefeitura de Santo André

Texto: Lara Santana (Estagiária)