998781 424685724314690_604950218_n

Judoca Áurea Luana da Costa é a grande homenageada da noite durante a 14ª sessão ordinária do ano na Câmara de Paulínia

Atleta da Equipe Mercival de Judô teve seus grandes feitos relembrados através de moção apresentada pelo vereador Doutor João Mota.  

998781 424685724314690_604950218_nA judoca Áurea Luana da Costa da equipe Mercival Paulínia de Judô, foi a grande homenageada da noite, durante a 14ª sessão ordinária do ano da Câmara Municipal de Paulínia, realizada ontem dia 20. A judoca de apenas 14 anos, teve seus grandes feitos lembrados através de uma moção apresentada pelo vereador Doutor João Mota, que foi lida pelo 2º secretário da mesa, o vereador Tiguila Paes. A moção apresentou um pouco da vida pessoal da atleta e a curta, mas vitoriosa trajetória esportiva da judoca, como os títulos da Copa Regional 2013; do Torneio Floresta de Amparo 2013; do Torneio São Francisco em Ribeirão Preto 2013 e da Copa Alfredo Contato/América 2013 e outros.

 Após a leitura da moção, o vereador Doutor João Mota explicou a luta de vida da judoca para conseguir se manter vitoriosa no esporte, sempre elevando o nome de Paulínia em todos os torneios que disputa por todo o Brasil. “A Áurea é uma menina simples do Morro Alto, que mesmo com todas as dificuldades, consegue brilhar e elevar o nome de Paulínia; ela é um exemplo a ser seguido. Nossa cidade tem condições e recursos para ajudá-la, por isso, espero que a atual administração não se esqueça dela, mas também dos demais atletas da cidade que precisam de apoio para continuar trazendo títulos para Paulínia; como vereador, vou fazer tudo que puder para ajudar”, explicou Mota.

 

Vereador apresentou ainda mais duas moções e duas indicações

Ainda durante a 14ª sessão, o vereador apresentou mais duas moções e duas indicações. Uma moção foi de congratulação ao ex-deputado e prefeito de Cosmópolis por três vezes, o senhor José Pivatto, por sua nomeação no último dia 28 de maio, para secretário adjunto de gabinete da Secretaria Municipal de Relações Governamentais da Prefeitura de São Paulo, sob a gestão do prefeito Fernando Haddad do Partido dos Trabalhadores (PT).

 Outra moção foi à OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Paulínia, pela passagem do Dia do Advogado, comemorado em 11 de agosto. A moção destaca em seu texto o Direito como uma ciência das normas que regulam as relações entre os indivíduos na sociedade, quando essas relações não funcionam dentro das normas estabelecidas, entra o trabalho do advogado, que é o de nortear e representar clientes em qualquer instância, juízo ou tribunal. O Dia do Advogado é comemorado em 11 de agosto, pois em 1827 foram criados os dois primeiros cursos de Direito no país, um em Olinda, no Mosteiro de São Bento, e outro em São Paulo. A Ordem dos Advogados do Brasil é a entidade máxima de representação dos advogados brasileiros e responsável pela regulamentação da advocacia no Brasil.

Uma indicação pediu a Prefeitura de Paulínia a realização da Virada Cultural no Município valorizando as pratas da casa. A “Virada Cultural Paulinense” deverá ser um evento democrático e inclusivo reunindo atrações culturais de qualidades para todas as classes sociais. Além disso, dará oportunidade de participação, para os que ainda não tiveram condições de prestigiar eventos culturais desse tipo, promovendo, assim, o acesso a cultura, direito garantido na Constituição Federal em seu Artigo 215 e seguintes. A Virada já é realidade em várias cidades do país, em São Paulo por exemplo, iniciou-se em 2005 estendendo em seguida para vários municípios de outros estados, se tornando um grande sucesso em vários aspectos.

 Outra indicação pede ao Executivo que a linha de ônibus que atende o bairro Betel tenha mais horários alternativos que atendem a Avenida Alexandre Cazellato até o número 2660, na altura do Residencial Figueira. Tal propositura foi elaborada  devido a fato de todos os dias, várias pessoas utilizarem a linha, muitas delas trabalhadoras domésticas que trabalham nos condomínios residências no entorno da Avenida. 

Acontece que a linha não atende toda extensão da Avenida, ela atende apenas em alguns horários; por isso, em determinados períodos do dia, as trabalhadoras ficam sem ter como ir com o transporte público até o local de trabalho. Por isso, a necessidade de ampliar os horários que atendem toda extensão da Avenida aonde se localiza a maioria dos condomínios. 

 

Briga entre grupos políticos interrompe a sessão

Tudo caminhava bem na Casa de Leis, até que pessoas ligadas a grupos políticos começaram a tumultuar a sessão. Tudo começou devido ao fato do Plenário estar cheio de ex-funcionários do Caco (Centro de Ação Comunitária de Paulínia) e da AIJ (Associação pela Infância e Juventude) que mais uma vez, protestavam contra o fim das subvenções repassadas pela Prefeitura de Paulínia para essas entidades. O protesto seguia pacífico direcionado apenas aos vereadores da base governista, até que um grupo político chegou.

Um homem ligado ao grupo político que havia chegado, visivelmente transtornado  começou a discutir com os manifestantes, tumultuando a sessão. Até que o outro grupo político que estava presente tomou as dores dos manifestantes e chamou o homem para briga dentro do plenário. O presidente do Legislativo Marquinho Fiorella teve que chamar a Polícia Militar para acabar com a confusão, que cessou após os brigões serem retirados. As pessoas foram identificadas como partidárias, por suas posições políticas defendidas durante a sessão e em suas páginas pessoais no Facebook.

Após a confusão, o vereador Doutor João Mota foi o único que se pronunciou sobre o que havia acabado de acontecer. Vergonha e falta de respeito, foram às expressões que o vereador mais usou para descrever tal situação. O petista explicou que as pessoas podem defender livremente suas opções políticas, mas sempre dentro da civilidade, nunca partindo para agressões físicas ou verbais. “O que aconteceu aqui foi um absurdo, uma vergonha para Paulínia. As sessões são visitadas também por idosos, deficientes, crianças e outros que vem até aqui para acompanhar os trabalhos, não para ter medo de serem agredidas, uma vergonha”, disse Mota. 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do gabinete do vereador Doutor João Mota 

Compartilhar essa postagem


Pular para o conteúdo