Lâmpada de LED como alternativa sustentável é proposta de Messias Brito

O vereador Messias Brito (PL) solicita sistema de iluminação com lâmpadas de LED, por motivos de economia de verbas públicas e durabilidade do material.

As lâmpadas de LED economizam mais de 80% de energia comparadas com as tradicionais e exigem o mínimo de manutenção devido à vida útil longa, diz o vereador. Outra vantagem dessa alternativa é a sustentabilidade.

Messias Brito também cobra implantação do programa de sincronização chamado “Onda Verde”, nas principais avenidas da cidade. A iniciativa consiste na abertura em sequência dos sinais de trânsito, permitindo maior fluidez do tráfego, já que todos os semáforos são programados para abrir ao mesmo tempo.

O vereador ainda sugere área de lazer com quadras poliesportivas, vôlei de areia e vestiários, em área pública existente na esquina da rua 13 de maio com a avenida Brasília, na Vila Bressani. E pede informações sobre a reforma geral dos quiosques, churrasqueiras, playgrounds e reparos na iluminação do Parque Malavazzi.

A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades (saiba mais).

Imagem: Prefeitura de Gramado

Texto: Lara Santana (Estagiária).