DSC00181

Marquinho Fiorella sugere implantação de bicicletário e paraciclos em estacionamentos

Vereador visa à melhoria da mobilidade urbana da cidade, para isso, além de ciclovias, são necessários bicicletários

DSC00181O presidente da Câmara de Paulínia, Marquinho Fiorella (PP), apresentou na última sessão ordinária, do dia 03 de setembro, a Indicação de número 802 em que propõe a criação de bicicletários e paraciclos em estacionamentos públicos, privados, shopping, lojas, supermercados e agências bancárias.

Para o presidente a criação de bicicletários e paraciclos permitem a prática de atividade física, combatendo o sedentarismo da população e promovendo a humanização do ambiente urbano.

Além dos fatores sociais e ambientais, a bicicleta é um meio de transporte excelente para pequenas e médias distâncias. Não polui, não emitem gases e produz pouquíssimos ruídos, é econômica, seu uso é saudável, pedalar 30 minutos consome 240 calorias aproximadamente. A bicicleta integra espaços e possibilita a comunicação entre as pessoas.  Além dos benefícios a saúde o uso da bicicleta, evita o congestionamento.

“Se houvesse mais incentivo às pessoas começariam a perceber que a bicicleta pode virar um meio de transporte. Não basta apenas a conscientização, é preciso incentivar, propiciar condições básicas para o cidadão, que lhe garanta a segurança e comodidade na utilização da bicicleta como meio de locomoção alternativa”, ressalta Marquinho Fiorella.

Em outras duas indicação o parlamentar pede a instalação de lombada eletrônica e placas de sinalização. Ele pede a instalação da lombada eletrônica na Avenida José Paulino, no sentido centro-bairros, na altura do Colégio Mascarenhas, próximo ao posto de gasolina existente no local.

Segundo o edil o trânsito intenso de veículos na Av. José Paulino, e considerando que nas proximidades do Colégio Mascarenhas, sentido centro/bairro, os motoristas imprimem alta velocidade aumentando o risco de acidentes. No local também há um posto de gasolina e entroncamento com a rua João F. Cunha.

E a recolocação das placas de sinalização de trânsito na Rua Marco Ferramola, indicando sentido obrigatório da Av. Olivia F. Piva para a Av. João Aranha, no bairro Alto de Pinheiros.

Já na Indicação nº 805 solicita a construção de vestiários e dois bancos com cobertura, para abrigar a comissão técnica e reservas, no pequeno campo de futebol localizado no bairro Serra Azul que é utilizado para entretenimento dos moradores e lazer das crianças.