Nova lei, proposta por Pedro Bernarde, obriga mecanismos contra enchentes na cidade

Uma nova lei municipal, sancionada pelo prefeito em 16 de fevereiro, determina que Paulínia adote mecanismos de gestão das águas pluviais, para controlar enchentes e alagamentos.

A partir de agora, o município deverá investir em pavimentos permeáveis, jardins de chuva, valas de infiltração ou bueiros ecológicos. Basicamente, todos são mecanismos para permitir melhor escoamento da água.

A proposta, aprovada na 1ª Sessão Ordinária da Câmara, foi apresentada pelo vereador Pedro Bernarde (Cidadania). O texto aplica o conceito de “Cidade Esponja”: esse termo na prática busca absorver, capturar, armazenar, limpar e reutilizar a água como alternativa sustentável de redução de danos.

A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 13 – Ação contra a Mudança Global do Clima. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades (saiba mais).

CONHEÇA OS MECANISMOS PREVISTOS

Bueiros ecológicos
Bueiros equipados com cesto coletor que impede que o lixo das ruas ingresse nas galerias pluviais subterrâneas.

Pavimentos de revestimentos permeáveis e/ou de estrutura porosa
Superfícies de drenagem que possibilitam a penetração da água em uma camada de depósito temporário no solo, gradualmente absorvida.

Teto-Verde
Vegetação sobre uma estrutura construída, respeitando a integridade física desta;

Jardins de chuva
Vegetação adaptada a resistir a encharcamento, para reter temporariamente e absorver o escoamento da água da chuva que flui de telhados, pátios, gramados, calçadas e ruas

Valas de infiltração
Depressões lineares em terreno permeável, com a finalidade de receber as águas do escoamento superficial e armazená-las temporariamente, proporcionando a infiltração destas no solo e reduzindo volumes e vazões para os sistemas de drenagem convencionais