Para Alex, comércios e condomínios devem integrar rede digital de monitoramento

O vereador Alex Eduardo (Solidariedade) sugere a criação do Sistema Colaborativo de Segurança e Monitoramento, em parcerias com condomínios, entidades da sociedade civil organizada, estabelecimentos comerciais e agências bancárias.

Os participantes forneceriam imagens de câmaras de vigilância ou cederiam espaço para a instalação por parte do Centro de Monitoramento Integrado de Paulínia (CMIP), unidade recém-lançada e responsável por operar câmeras de segurança espalhadas na cidade.

Alex ressalta que haveria regras para garantir privacidade. “Muito embora a administração dos órgãos de segurança seja competência dos estados ou da União, cabe aos municípios adotar uma postura colaborativa para melhor identificar os delitos e as práticas criminosas”, defende.

Ele também solicita construção e modernização do canil do Grupamento de Operações com Cães (GOC) da Guarda Civil Municipal, reconhecendo a importância desse trabalho para combater a criminalidade.

Pede ainda linha de ônibus noturna para os estudantes do Senaiacademia ao ar livre no parque Zeca Malavazzi mini arquibancada e arborização no campo do bairro Jardim Itapoan, além de cobrar informações sobre plano municipal de combate à varíola dos macacos.

A proposta de sistema colaborativo na segurança está em sintonia com o ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades (saiba mais).

Imagem: Prefeitura de Paulínia

Texto: Felipe Luchete.