Paulínia precisa cumprir lei de primeiros socorros nas escolas, defende Helder

O vereador Helder Pereira (PL) solicita aplicação da Lei 13.722/2018, que tornou obrigatória a capacitação de primeiros socorros a professores e funcionários de escolas públicas e privadas. Ele questiona se existe previsão para início dos treinamentos e como está o alinhamento entre as instituições de ensino e a Defesa Civil.

A norma municipal foi criada depois que um menino de 10 anos morreu em Campinas, após engasgar com um alimento. O caso ganhou repercussão no país, mobilizando cidades a aprovar a “Lei Lucas”, sobre primeiros socorros nas escolas. “A prevenção é preferível a lidar com consequências gravosas”, afirma Helder.

Outro pedido do vereador é que a educação de trânsito entre na grade curricular do ensino municipal. Para ele, seria uma forma de formar motoristas mais conscientes no futuro e diminuir os altos índices de mortes nas vias.

Helder pede ainda farmácia no Hospital Municipal, durante a noite e nos finais de semana; linha de ônibus para a avenida dos Expedicionários e operação tapa-buraco e recapeamento asfáltico Na rua Sofia Atauri Fadin, no bairro Santa Terezinha. Também cobra informações sobre o diagnóstico e tratamento precoce do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A proposta de capacitação em primeiros socorros está em sintonia com o ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades (saiba mais).

Imagem: Henrique Souza/ Prefeitura de Manaus

Texto: Felipe Luchete.