Paulínia terá semana para debater perdas gestacionais e neonatais

Já entrou em vigor no município uma lei para instituir a Semana de Sensibilização às Perdas Gestacionais e Neonatais, anualmente próxima ao dia 15 de outubro. O objetivo é abordar o tema com a população, estimular a humanização do atendimento na área da saúde e oferecer apoio a mães e pais que passam por essa experiência.

O texto foi aprovado em março pela Câmara de Paulínia, com base em proposta do vereador Helder Pereira (PL), e sancionado pelo prefeito. “A iniciativa chegou até o meu gabinete através da psicóloga Julia Gomes, que já desenvolve um trabalho com as famílias que perderam seus filhos e precisam de um espaço para serem acolhidas e ouvidas neste momento de dor”, diz o autor.

“Esta semana será muito importante para dar visibilidade a um tema que é tão pouco falado, pode nos ajudar a saber lidar quando acontece com uma pessoa próxima”, afirma.

Segundo Julia Gomes, a semana anual “dará voz às famílias, para validar seu sofrimento e reconhecer a existência de seus filhos; dará luz àqueles que se sentiram sozinhos e não se se sentiram autorizados a falar sobre estes bebês que partiram”. Ela integra um Grupo de Luto Perinatal que, durante a pandemia, tem se reunido virtualmente para tratar do assunto.

Consulte a Lei 3.874/2021.
Acompanhe o andamento do Projeto de Lei 26/2021.