Programa que atende crianças vulneráveis deverá receber investimento de Gibi

O vereador Gibi Professor (PTB) destinou R$ 50 mil para a compra de material permanente do programa “Viver em Família”, que atende crianças e jovens com direitos ameaçados através de acolhimento temporário, por meio de guarda subsidiada ou família acolhedora.

O valor foi reservado por meio de uma emenda impositiva, ferramenta utilizada pelo Poder Legislativo para definir o destino de 0,5% da receita corrente líquida do município. A Prefeitura é obrigada a separar cerca de R$ 8 milhões do Orçamento para atender as prioridades escolhidas pelos vereadores: R$ 539,5 mil para cada um, sendo que metade desse valor é encaminhado para Saúde e Educação (25% para cada área).

Gibi também encaminhou R$ 18,9 mil para equipamentos e material permanente e de consumo ao Centro de Convivência/Pratic, da Secretaria Municipal de Saúde, um programa que promove aulas como yoga, práticas chinesas, reiki, musicoterapia, meditação, dança circular e pilates solo. Ainda na área da Saúde, ele destina verba de R$ 81,9 mil para equipamentos, materiais e utensílios de unidades.

O vereador também investe R$ 100 mil na construção de campo de futebol, com alambrado, bebedouros, jardinagem e academia ao ar livre no Loteamento Parque dos Servidores, em terreno na avenida Antonio Batista Piva, bairro Bom Retiro. Para o mesmo bairro, foi encaminhado R$ 79,7 mil para pista de caminhada no canteiro central, na avenida Luiz Batista de Souza.

Para conscientizar os munícipes, Gibi Professor destina R$ 10 mil para a Semana da Conscientização da Importância da Prática de Atividade Física, comemorado no dia 1º de setembro; e R$ 30 mil para a Semana da Consciência Negra, em novembro.

Além disso, ainda foi encaminhado um total de R$ 168,9 mil para a compra de métodos que avaliem estudantes, com o objetivo de emitir laudos aos alunos com deficiência e altas habilidades/superdotação na rede municipal.

Consulte a lista de emendas impositivas por vereador.

A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades (saiba mais).

Imagem: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília

Texto: Lara Santana (Estagiária)