img 0282_20131002_1812740808

Projetos de lei de autoria dos vereadores são aprovados pela Câmara

img 0282_20131002_1812740808Na 17ª sessão ordinária realizada nesta terça-feira, dia 1º de outubro, a Câmara Municipal de Paulínia aprovou por unanimidade quatro projetos de lei de autoria dos vereadores. Em segundo discussão foi votado o PL número 22 do vereador Du Cazellato (PP) que declara utilidade pública a Associação de Moradores do Bom Retiro.

De acordo com a justificativa do parlamentar, a instituição tem objetivo de melhor a qualidade de vida dos seus associados, como organizar e desenvolver trabalho social junto aos idosos, jovens, mulheres e crianças, distribuindo a eles, gratuitamente, os benefícios alcançados junto aos órgãos municipais, estaduais, federais e iniciativa privada.

Em primeira votação também foram aprovado o projeto de lei, o PL 32 dos edis Dr. Gustavo Yatecola (PTdoB) e Doutor João Mota (PT) que institui no calendário oficial do município a Semana do Escoterismo, a ser comemorado no dia 23 de abril, no Dia Mundial do Escoterismo.

Dois projetos de autoria do vereador Danilo Barros (PCdoB), o de número 24 a Associação Beneficente Evangélica Lar Feliz (ABELF) é indicada para utilidade pública, mas este foi aprovado em primeira discussão. E o de nº 25 que cria o fórum Municipal Paulínia 2024 – Novos Caminhos, Grandes Desafios. Com este projeto o vereador pretende debater e refletir com a comunidade sobre os próximos onze anos de Paulínia.

Foram aprovados dois Decretos Legislativos que concederá o Título Cidadão Paulinense ao escritor, poeta e jornalista Raimundo Lonato, de autoria da edil Angela Duarte (PRTB) e ao senhor Aylton Quirino de Oliveira do vereador Tiguila Paes (PRTB).

Assuntos polêmicos voltaram a pauta a situação do Caco e AIJ, Residencial Pazetti, Pauliprevi e os convites feitos aos secretários municipais que não foram atendidos.

O vereador Fábio Valadão abriu os discursos anunciando seu ingresso no novo partido o PROS (Partido Republicano da Ordem Social), relembrou sua trajetória e da família no antigo partido, o PTB. O novo sigla é a favor de tudo que for bom para o povo e radicalmente contrário a tudo que não valer a pena.

O legislador Doutor João Mota (PT) cobrou o pagamento dos funcionários do Caco e AIJ e o parlamentar Edilsinho Rodrigues (PPS) reforçou o pedido e lembrou que não houve continuidade no que foi combinado na reunião dos vereadores com o secretário de Negócios Jurídicos, Arthur Freire. A edil Siméia Zanon (PSDC) disse que essa situação esta virando novela. Edilsinho também ressaltou sobre seu requerimento pedindo informações da proposta de aquisição das casas do Residencial Pazetti aos moradores do Acampamento Menezes.

Os vereadores Angela Duarte (PRTB) e Dr.Yatecola cobraram a presença do presidente da PauliPrevi e do secretário de Habitação na Câmara para prestarem esclarecimentos sobre os assuntos polêmicos da instituição e da pasta. Pediram ao presidente Marquinho Fiorella (PP), que ambos fossem convocados à Casa de Leis. Nas considerações do edil Marquinho da Bola (PSB) “não adianta reunião com os secretários, a decisão já esta tomada, o prejuízo já existiu e agora tem que pagar os funcionários”, disse.

O vereador Custódio Campos (PT) falou das eleições do diretório municipal para escolha do novo presidente e declarou seu apoio ao jornalista Miguel Samuel de Araújo.

O momento mais acalorado e tenso da sessão foi durante o discurso do vereador Sandro Caprino (PRB), que falou das suas proposituras e como líder de governo rebateu as criticas a administração apontada pelos colegas legisladores. Os munícipes se manifestaram durante a fala do Caprino, que acabou se exaltando com a plateia. O presidente da Câmara teve que interromper a sessão por alguns minutos para restabelecer a ordem, após a pausa Sandro retomou a palavra e pediu desculpas aos presentes.

Depois do episódio a sessão transcorreu normalmente. A próxima sessão ordinária acontece no dia 15, às 18 horas.

Foto: Claudia Arantes