img 8486_20140212_1824744333

Tiguila Paes quer instalação de Fatec e Etec em Paulínia

Vereador fez indicação solicitando ao Executivo convênio com o Centro Paula Souza para instalação das escolas; Ele também pede kit escolar para alunos do PROEB

img 8486_20140212_1824744333Na 2ª sessão ordinária, realizada no dia 11 de fevereiro, o vereador Tiguila Paes (PPS) apresentou a Indicação nº 82/14 em que solicita ao Executivo a instalação de uma Fatec (Faculdade de Tecnologia) e Etec (Escola Técnica) em Paulínia.

As Etecs e Fatecs são administradas pelo Centro Paula Souza, autarquia do Governo Estadual vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. São, aproximadamente, 213 Etecs e 59 Fatecs em mais de 150 municípios paulistas. Mais de 100 cursos são oferecidos no setor industrial, agropecuário e de serviços.

Segundo Tiguila as escolas do Centro Paula Souza, são conhecidas pelo elevado nível de qualidade no ensino.  Para ele Paulínia tem uma demanda crescente por vagas no ensino técnico e profissionalizante e por um ensino médio de qualidade. “As escolas técnicas da cidade, ETEP e CEMEP, não dão conta de absorver o grande número de alunos interessados em realizar seus cursos técnicos, o que gera uma frustração por parte de muitos estudantes que não conseguem a vaga. Paulínia também carece de ensino superior público, tendo seus estudantes de estudar fora da cidade ou em instituições privadas”.

Ainda na área da educação o vereador fez outra indicação em que solicita kit escolar para as crianças das creches conveniadas ao Programa Pró-Educação Básica (PROEB).

O problema de falta de vagas nas creches, fez com que o Executivo firma-se convênio com unidades particulares para aumentar o número de vagas e ajudar a suprir a demanda. Atualmente há 11 creches conveniadas no município.

“É uma injustiça o kit escolar ser distribuído apenas as unidades públicas, pois, a presença dessas crianças nas unidades conveniadas é financiada pelo poder público, o que deveria significar que essas crianças tivessem os mesmos direitos que as das unidades públicas”, declara o vereador.

O edil ainda ressalta que sabe das dificuldades enfrentadas pelas famílias que se beneficiam das creches conveniadas,  já solicitou em outras duas oportunidades que o município oferecesse os mesmos benefícios de épocas festivas concedidos as crianças das creches públicas e também o transporte escolar.

Em outra indicação Tiguila Paes pede ao prefeito medidas para ampliar a oferta de empregos para os munícipes. Segundo ele, os moradores reclamam da falta de oportunidades de emprego. A maioria das empresas instaladas em Paulínia dão preferências à contratação de mão de obra de outras cidades.

“Apesar da cidade ter uma grande quantidade de empresas, muitas não valorizam a mão de obra local. Por isso é importante que o Executivo tome medidas para ampliar a oferta de empregos para cidadãos paulinenses, incentivando as empresas a fazer as contratações. Com isso eles não precisarão se dirigir até outros municípios”, enfatiza o edil.

O vereador tem divulgado de meios sociais vagas de emprego como forma de ajudar pessoas desempregadas a encontrarem um posto de trabalho, mas só isso não é suficiente.

Fonte: Claudia Arantes