img 7939_20140131_1209940571

Tiguila Paes quer que empresas agregadas da Replan garantam vagas para moradores de Paulínia

Vereador sugere ao Executivo a criação de projeto de lei para garantir 50% das vagas de emprego aos moradores da cidade

img 7939_20140131_1209940571Na primeira sessão ordinária realizada no dia 28 de janeiro, o vereador Tiguila Paes (PPS), fez uma indicação ao Executivo sugerindo a criação de um projeto de lei para garantir 50% das vagas de empregos aos moradores de Paulínia nas empresas agregadas da Replan (Refinaria do Planalto Paulista).

De acordo com edil deveria haver uma lei municipal priorizando as vagas de empregos nessas agregadas para os paulinenses, assim criaria mais oportunidade de empregos para os munícipes.

“Paulínia destaca-se por ser um grande Polo Petroquímico, centrado na Replan onde várias outras empresas agregadas prestam serviço para a Petrobras. Atualmente a estatal é uma das maiores empregadoras do município. Entretanto, os munícipes paulinenses muitas vezes não conseguem vaga, pois essas são ocupadas por moradores de outras cidades, o que obriga muitos munícipes a saírem da cidade para trabalhar, ou viverem de trabalho informal”, ressalta.

Tiguila cita um exemplo de uma reclamação que chegou ao seu gabinete. Um trabalhador qualificado que procurou emprego nas agregadas da refinaria, mas não conseguiu então ele foi para a parada na cidade de São José dos Campos. Ao entregar os documentos foi abordado e perguntado se era da cidade e se tinha título de eleitor do município local. Ele foi proibido de ser contratado  devido a lei local que obriga empregar primeiramente quem é da cidade.

O alagamento em bairros do João Aranha e São José também foi motivo de indicação do vereador. O São José é o mais afetado. Na época da chuva diversos pontos dos bairros ficam alagados.

Tiguila relembra que o problema é antigo, já foi tema de diversas proposituras no Legislativo, reportagens de televisão e artigos em meios impressos e virtuais, mas todo ano o problema se repete. “Várias obras já foram feitas, mas com caráter paliativo, o que não resolveu o problema a longo prazo”, comenta.

Para resolver o problema o edil pede a Prefeitura de Paulínia a instalação de infraestrutura para o escoamento de águas pluviais, em todas as vias dos bairros.

A preocupação do parlamentar também se estende as condições das águas das lagoas e do Rio Atibaia. Para Tiguila Paes é importante o poder público zelar pela qualidade de vida da população e fiscalizar o meio ambiente para garantir a segurança dos munícipes. “Problemas ambientais podem gerar consequências graves a médio e longo prazo, como o Caso Shell, cujas vítimas, moradores do entorno passaram anos vivendo num hotel”, diz.

O vereador menciona casos como da mortandade de peixes no Rio Atibaia, que pode ter sido ocasionada por despejo de produtos químicos na água.  Ele também ressalta na sua indicação as lagoas do município, que segundo comentários estão contaminadas e improprias para o uso, como a pesca.

Tiguila Paes pede que o Executivo crie uma força-tarefa para vistoriar e analisar as condições e qualidade da água das lagoas e do Rio Atibaia.

Foto: Claudia Arantes