Mota1

Vereador cobra mais investimentos na saúde e educação do município

5ª sessão do ano foi tumultuada com muitos protestos contra a atual administração municipal

Mota1A Câmara Municipal de Paulínia realizou na noite de ontem dia 25, sua 5ª sessão ordinária do ano sob muitas reclamações de munícipes e vereadores sobre a atual situação de descaso da saúde e educação do município. Logo no início dos trabalhos, alguns parlamentares cobraram melhorias nessas áreas, segundo eles, conforme teria sido prometido pelo atual prefeito Edson Moura Júnior, que quando assumiu o cargo, teria dito que essas áreas seriam prioridade em seu governo e que em 180 dias tudo seria resolvido; mas segundo os parlamentares, essas áreas pioraram ao invés de melhorar.

Na plateia da Casa de Leis, várias pessoas protestaram quase durante toda a sessão. Alguns munícipes reclamavam da atual situação de impasse vivida pelos compradores do 3º módulo do Residencial Pazzeti, acusando o poder público municipal de omissão em resolver a situação. Outras pessoas reclamavam da situação da saúde na cidade alegando que a mesma está um caos, tamanha foi a revolta da população que a sessão teve de ser interrompida por cinco minutos para que as pessoas se acalmassem; os munícipes reclamavam que faltam remédios e médicos no sistema municipal de saúde.

O vereador Doutor João Mota (PT) foi um dos parlamentares que cobraram que a situação da saúde e da educação seja resolvida o mais rápido possível. O vereador disse que é inadmissível e inexplicável que uma cidade rica como Paulínia tenha problemas como este. “Problemas como este em cidades pobres do nosso país, até conseguimos entender, mas em uma cidade rica como a nossa, essa situação é inaceitável e inexplicável”, disse Mota. O vereador salientou ainda que fez um levantamento do que vem faltando nas creches e escolas do município e descobriu que a maioria funciona sem materiais básicos para o uso dos alunos, como por exemplo, papel higiênico. 


Doutor João Mota pede melhorias na delegacia de Paulínia e construção de lombofaixa em frente à Faculdade de Paulínia

Ainda durante 5 ª sessão da Câmara de Paulínia, o vereador Doutor João Mota apresentou quatro proposituras, destaque para o requerimento que pede ao Governo do Estado melhorias na delegacia de Paulínia; para a indicação que pede a construção de uma lombofaixa em frente a Faculdade de Paulínia; e a indicação que pede vistorias em prédios públicos que abrigam todas as escolas e creches municipais.

O vereador explica que o objetivo do requerimento que pede melhorias na delegacia de Paulínia é garantir mais conforto e segurança aos profissionais que trabalham nela e a população que procura atendimento. Atualmente o prédio funciona de forma precária com pouca infraestrutura e falta de espaço; exemplo disso, é que muitas vezes o cidadão que vai até a delegacia acaba sendo atendido na mesma recepção onde ficam pessoas que acabaram de ser detidas, algo que causa constrangimento e medo nas pessoas. Isso ocorre devido à falta de um lugar apropriado para que essas pessoas detidas fiquem enquanto é feito o BO (Boletim de Ocorrência).Mota2

Também sofrem com a falta de infraestrutura da delegacia os profissionais que nela trabalham e os que utilizam os serviços. Além disso, as detentas também sofrem com as péssimas condições da cadeia feminina que funciona no prédio. Os funcionários são obrigados a trabalhar em instalações antigas e pequenas com pouca ventilação.  Já os policiais militares e guardas municipais que são atendidos na delegacia acabam tendo de esperar horas em pé do lado de fora do prédio, sob chuva e sol, enquanto os BOs são registrados, devido à falta de espaço na recepção. O vereador explica que a demanda na delegacia de Paulínia aumentou muito nos últimos anos devido a crescimento da cidade, por isso, o local precisa urgente de reformas e da contratação de novos profissionais.

Sobre a indicação que pede a construção de uma lombofaixa em frente a Faculdade de Paulínia, o vereador explica que os estudantes dizem que estão cansados de pedir aos vereadores e a Prefeitura de Paulínia que seja instalado algum tipo de redutor de velocidade no local. Segundo os universitários, já foram feitos pedidos de construção de lombadas, instalação de semáforos, radares e outros dispositivos; mas nada foi feito até agora.

Para piorar a situação, o trânsito de veículos na avenida aumentou nos últimos anos, complicando de vez, a vida dos pedestres que precisam atravessar a avenida até os pontos de ônibus. Muitos motoristas não respeitam os limites de velocidade colocando em risco a vida dos pedestres. Segundo o vereador, o objetivo da indicação é que a lombofaixa seja uma área de segurança para a travessia dos estudantes e demais pedestres.  A lombofaixa é uma travessia elevada de pedestres, mais larga, na mesma altura das calçadas, formando uma passarela, que liga lado a lado da via, sobre a qual a faixa é pintada e sinalizada.

Sobre a indicação que pede vistorias em prédios públicos que abrigam todas as escolas e creches municipais, o vereador explica que o objetivo desta indicação e garantir a segurança e o conforto dos estudantes, pois com esses relatórios, o poder público poderá fazer um monitoramento da situação estrutural de cada prédio e, com isso, definir suas ações de trabalho que venham garantir a segurança dos alunos. Esta preocupação do vereador e do restante da população com a situação estrutural dos prédios das escolas da cidade se agravou, quando recentemente alunos da Escola José Lozano tiveram que ser transferidos para uma escola no bairro São José, devido as péssimas condições do prédio do Lozano. O vereador lembra ainda o drama vivido pelos alunos da Escola Parque dos Servidores que estão sofrendo com as péssimas condições do prédio do Sambódromo. Para ele, apesar da escola ser estadual, são alunos paulinenses que estão ali, por isso, município e o Estado precisam achar uma solução para o caso.

Por fim, o vereador apresentou uma indicação que pede ao Executivo a adequação da Praça São Bento localizada na Avenida José Paulino, para que sejam criados novos espaços para veículos estacionarem.

Fonte: Assessoria de imprensa do gabinete do vereador Doutor João Mota 

Compartilhar essa postagem


Pular para o conteúdo