img 4295_20130807_1769697390

Vereador Fábio Valadão propõe separação com divisórias entre área de espera e guichês bancários

Medida impediria o acesso às informações tratadas no guichê, garantindo maior seguridade aos clientes

img 4295_20130807_1769697390Visando a segurança dos clientes que usam os caixas das agências bancárias o vereador Fábio Valadão (PRTB) apresentou na última sessão ordinária, realizada no dia 06 de agosto, a Indicação de número 714 em que propõe ao Executivo a criação de uma projeto de lei dispondo sobre a instalação de divisórias que possibilitem a separação da área de espera, para atendimento com o guichê de caixas nas agências bancárias do município. A medida já foi tomada por algumas instituições como na agência do Caixa Econômica Federal.

Para o edil a colocação de divisórias entre os caixa e atendimento impediria o acesso às informações tratadas no guichê, garantindo maior seguridade aos clientes e usuários dos chamados “olheiros” que frequentam bancos e instituições a procura daquelas que farão movimentações em dinheiro, coibindo o crime conhecido como “saidinha de banco”.

“Muitas ações já foram tomadas para inibir as práticas delituosas dentro e nas imediações das agências, como a porta giratória que inibe a entrada com determinados objetos, a proibição do uso de capacetes e outros que ocultem a face, cabines divisórias entre caixas de atendimento no interior das instituições. Seria de grande importância, a instalação de painéis divisórios, que distinguiriam a área de aguardo para atendimento e os caixas, objetivo e garantir mais segurança aos usuários”, enfatiza Valadão.

A preocupação com os jovens e crianças também foi matéria das indicações do vereador Fábio Valadão, que focou na problemática do uso de drogas por essa faixa etária. Ele sugere a inclusão no calendário escolar de atividades que previnam e reduzam o consumo de drogas nas escolas através de um programa educativo.
As linhas de ação seriam fundamentadas inicialmente, no desenvolvimento de atividades e pesquisas com os alunos que demonstrassem os efeitos, malefícios e dependência química gerada pelas drogas no organismo. Concursos de desenho, músicas, poesias, redações com premiações dos melhores trabalhos, vídeos-aulas e a receptividade dos professores, diretores e funcionários trariam contribuições importantes.

Objetivo do projeto é mostrar os prejuízos não só ao indivíduo, mas aqueles causados as suas famílias e sociedade, apontando a necessidade de estimular os hábitos de vida e atitudes que sejam saudáveis em âmbito familiar e/ou escolar, desenvolvendo consequentemente o apreço e respeito por valores positivos ligados à família, escola, sociedade, trabalho entre outros. O vereador ainda sugere parcerias com entidades e órgãos públicos destinados ao trato com dependentes, para expor por meio de palestras e visitas, de maneira palpável a realidade dos usuários e dificuldades encontradas para a sua recolocação em convívio familiar e social.

Na Indicação nº 716 o parlamentar sugere a disposição no site oficial do município, da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência de modo a promover facilitação e conhecimento dos direitos destes, bem como contribuir para a inserção social.

Requerimento – Na mesma sessão o vereador Fábio Valadão apresentou o requerimento pedindo estudos acerca da implantação do Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (IMESC) na Região Metropolitana de Campinas (RMC).

O IMES é um órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo e se configura entre os mais importantes agentes no atendimento ao público e à pesquisa científica. Entre suas funções estão: as investigações de paternidade, contribuição na prevenção às drogas por meio de um sistema de informações, o Centro de Informações sobre Drogas (Infodrogas) e, da colaboração com a Universidade de São Paulo nas atividades docentes e de pesquisas referentes às matérias técnico-científicas.

Outro ponto apontado pelo edil em sua justificativa seria os meios e despesas e que para a parcela mais carente da população podem representar empecilho ao acesso, prejudicando diversas ações em que os trabalhos do instituto são fundamentais
De acordo com Valadão é necessário à implantação do IMES na região, que a facilitará e agilizará os serviços oferecidos pelo órgão, hoje realizados na cidade apenas na cidade de São Paulo apenas.

Foto: Claudia Arantes