Vereadores aprovam campanha sobre cegueira e diplomas a atletas da cidade

A Câmara de Paulínia analisou 12 projetos de lei na 28ª Sessão Ordinária, nesta terça-feira (6/9). Um deles visa instituir o mês Abril Marrom, com o objetivo de debater formas de prevenção e combate aos diversos tipos de cegueira.

Segundo o autor, vereador Alex Eduardo (Solidariedade), a iniciativa é importante para conscientizar a população sobre os cuidados com a visão e a importância de consultas anuais com oftalmologistas, mesmo quando as pessoas não têm sintomas.

Também foram aprovados quatro diplomas de mérito esportivo (honraria Mauro Garcia de Paula, recentemente criada na Câmara) ao GCM Wander Gomes da Silva (proposta do vereador Alex); a Bruno Garcia de Paula (vereador Pedro Bernarde), Sônia Simoni Russo e Aparecido Luiz da Silva (vereador Gibi Professor).

A pedido do vereador Helder Pereira (PL), o Plenário ainda celebrou o bicentenário da Independência do Brasil, com a execução do Hino da Independência.

A pauta incluiu 29 Requerimentos (cobrança de medidas ou informações), 16 Moções (congratulações e aplausos) e 54 Indicações (sugestões).

A proposta da campanha sobre cegueira está em sintonia com a ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades (saiba mais).

Texto: Felipe Luchete.