Vereadores aprovam palestras sobre cidadania nas escolas municipais

Uma proposta aprovada nesta quinta-feira (3/11), na Câmara de Paulínia, determina que as escolas municipais passem a ter palestras envolvendo noções de direito, saúde, orientação vocacional e políticas públicas. O programa “Cidadania nas Escolas”, do vereador Tiguila Paes (Cidadania), ainda precisa ser analisado pelo prefeito.

Segundo o autor, “a educação da cidadania promove o desenvolvimento de uma visão crítica e participativa dos alunos, essencial para a formação de cidadãos conscientes”. O texto prevê que as palestras sejam ministradas por profissionais habilitados, incluindo servidores dos três Poderes e integrantes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

O Plenário também aprovou ações educativas para conscientizar a população, principalmente os jovens, sobre os malefícios do cigarro eletrônico. A campanha municipal é de autoria do vereador Alex Eduardo (Solidariedade): a iniciativa é importante, diz ele, pois não é comprovada a alegação de que esse tipo de fumo é menos prejudicial à saúde.

Os vereadores lamentaram o falecimento do advogado Leonardo Ballone, 63 anos, ex-secretário municipal e ex-diretor-geral da Câmara, na madrugada de sábado (27/10). O presidente da Casa, Fabio Valadão, destacou o caráter “aguerrido” de um profissional renomado e respeitável.

A 36ª Sessão Ordinária foi promovida excepcionalmente nesta quinta devido ao ponto facultativo do dia 1º de novembro. Foram apresentados ainda 32 Requerimentos (cobrança de medidas ou informações), 13 Moções (congratulações e repúdio) e 46 Indicações (sugestões).

A proposta do programa “Cidadania nas Escolas” está em sintonia com o ODS 4 – Educação de Qualidade. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades (saiba mais).

Texto: Felipe Luchete.