Vereadores se reúnem com diretores de creches particulares

Diretores e representante das unidades escolares que mantém convênio com a prefeitura de Paulínia pediram o apoio dos vereadores na aprovação do projeto que reajusta o valor da mensalidade dos alunos

DSC 6719Na última sexta-feira, dia 05, de julho diretores e representantes de onze creches particulares que mantém convênio com a Prefeitura de Paulínia, se reuniram no Plenarinho da Câmara de Paulínia com o presidente Marquinho Fiorella (PP) e com os vereadores Angela Duarte (PRTB), Custódio Campos (PT), Danilo Barros (PCdoB), Doutor João Mota (PT), Dr.Gustavo Yatecola (PTdoB), Edilsinho Rodrigues (PPS), Marquinho da Bola (PSB), Sandro Caprino (PRB), Tiguila Paes (PRTB) e Zé Coco. Eles pediram o apoio dos vereadores e agilidade na aprovação do Projeto de Lei nº 18/13 do Executivo referente ao Proeb (Programa de Educação Básica ) que institui o convênio entre Prefeitura de Paulínia e unidades escolares privadas.

O projeto reajusta o valor das mensalidades custeadas pela Prefeitura, atualmente este valor é de R$ 345,84 para o período integral e R$ 216 parcial. O PL reajusta para R$ 512 o valor das mensalidades. Para as escolas o reajuste é importante porque mantém as atividades das creches. Os diretores esclareceram a situação atual das unidades e disseram que o aumento é importante para manter a estrutura das escolas.

O projeto de lei foi aprovado por unanimidade em primeira discussão na sessão ordinária do dia 02 de julho e estava pautada para a sessão extraordinária convocada pelo presidente Marquinho Fiorella para a sexta-feira (05), porém o vereador Zé Coco pediu vistas do PL nº 18, adiando a votação.

O presidente da Casa adiou a votação da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) que prevê os investimos dos setores diretos e indiretos da administração para 2014, caso esse projeto fosse votado no dia 05 a Câmara Municipal entraria em recesso retornando os trabalhos da sessão após o dia 31.

“Esperávamos sair desta reunião com tudo resolvido, estamos frustrados, mas percebemos que podemos contar com o apoio dos vereadores que entenderam nossa situação”, declara um dos membros da comissão das escolas particulares, Evanir Zacarias.DSC 6756

Zacarias ainda explicou o porquê da urgência da votação e aprovação do PL. “Queremos que o projeto seja aprovado antes do dia 15 para ser sancionado pelo prefeito e ser publicado oficialmente. No dia 15 enviamos a nota fiscal para prefeitura, com o projeto aprovado podemos enviar a nota com os valores reajustado e não aguarda mais de um ou dois meses para receber esse aumento”, desabafa.

Representante de uma das escolas, Vanessa Montanaro pediu aos parlamentares urgência na votação do projeto, alegando que alguma escolas correm o risco de paralisarem ou encerrarem as atividades ou dispensar funcionários.

Com empenho do presidente da Câmara e dos vereadores da base aliada da administração, foi convocada uma sessão extraordinária para sexta-feira, 12, às 15 horas para votação do Proeb e da LDO, em seguida a  Câmara  entra em recesso até o dia 31.