Ze coco foto

Zé Coco faz indicação pedindo período integral nos cursos regulares das escolas municipais de Ensino Infantil e Fundamental

Ze coco fotoO vereador  José Carlos Coco da Silva, Zé Coco (PV), apresentou na última sessão  ordinária, realizada no dia 02 e julho, a Indicação de número 638/2013 em que propõe ao Executivo a  adoção do período integral nos cursos regulares das escolas municipais de Ensino Infantil e Fundamental, com atividades, como artes, informática, esportes, idiomas e reforço escolar.

De acordo com o parlamentar a principal atribuição do Poder Público é garantir serviços de qualidade à população e, acompanhando os esforços que a Nação tem feito para melhorar a qualidade do ensino público, torna-se imperativo que o município cumpra a sua parte.

“Obviamente que a adoção do período integral nos estabelecimentos escolares municipais requer a elaboração de um projeto amplo, tanto em termos pedagógicos como de estrutura funcional, levando-se em conta os requisitos materiais e de pessoal necessários à implementação de tamanha iniciativa”, declara o Zé Coco.

O edil esclarece que os benefícios advindos com a ampliação do período escolar são evidentes nas experiências já adotadas em escolas públicas de outros municípios e estados. Além de oferecer maior conteúdo, com a inclusão de disciplinas que não contam da grade curricular convencional, como informática, artes e reforço escolar, isso sem citar outras atividades que podem muito bem ser reforçadas, como a iniciação esportiva e idiomas, que vão preencher o período inverso ao das aulas normais.

O período integral pode trazer aos alunos outros benefícios como adoção do desenvolvimento do senso de organização, já que estarão também dispondo de horários regulares para atividades de reforço escolar, entre outras incumbências.

Zé Coco finaliza sua indicação argumentando que entre os aspectos importantes com a implantação do período integra estão à criação de uma nova cultura e uma forma de socialização baseada numa convivência mais sadia com os colegas e não mais no isolamento no período em que está fora da escola, o que muitas vezes acaba contribuindo para gerar maus hábitos.