1ª Sessão da Câmara Jovem aprova 24 propostas para melhorar a cidade

Os vereadores jovens de Paulínia discutiram, nesta quarta-feira (25/9), 24 propostas na 1ª Sessão da Câmara Jovem de 2019: ciclovias, hortas nas escolas, Bolsa Atleta e passagem gratuita de ônibus para alunos em recuperação foram alguns dos temas debatidos durante o encontro.

Eles começaram tímidos, mas durante a sessão aproveitaram a experiência para defender mudanças e cobrar medidas de governantes. Os temas foram acompanhados por um público também jovem: estudantes da EMESFM Vitor Szczepanski e Souza Silva (participante do projeto) e da EMEFM Vereador Ângelo Corassa Filho (escola convidada), além de representantes de instituições de ensino, vereadores, assessores parlamentares e autoridades.

Os debates seguiram o caminho de uma sessão ordinária da Câmara: a presidente da Câmara Jovem, Allanna Raianna Santana, comandou os debates ao lado da primeira secretária, Kelly Cabral Silverio, e da segunda secretária, Giovanna da Silva Simões.

Foram apresentadas 18 indicações (sugestões à Prefeitura), 5 Requerimentos (cobrança de informações ou providências) e 1 Moção, agradecendo a Assembleia Legislativa de São Paulo por receber os jovens vereadores numa visita guiada em agosto.

Nesta quarta, os vereadores de Paulínia decidiram usar a Tribuna Livre para questionar os parlamentares “mirins” sobre suas ideias. O presidente em exercício da Câmara, Zé Coco (PV); o vereador Fábio Valadão (PRTB), autor do projeto; o vereador Flávio Xavier (DC) e o vereador Luciano Ramalho (PP) fizeram perguntas e elogiaram os participantes.

Projeto
Seis instituições de ensino atuam como parceiras, sendo duas municipais, duas estaduais e duas particulares: EMEFM Maestro Marcelino Pietrobom, EMESFM Vitor Szczepanski e Souza Silva, E.E. Padre José Narciso Vieira Ehrenberg, E.E. Residencial São José, Colégio Integral e Colégio Metropolitan Paulinense. A primeira edição da Câmara Jovem foi concluída em dezembro de 2018, com 44 propostas apresentadas.

[av_font_icon icon=’ue801′ font=’cmp’ style=” caption=” link=” linktarget=” size=’20px’ position=’left’ animation=” color=” id=” custom_class=” av_uid=’av-3b0b5t’ admin_preview_bg=”][/av_font_icon]

CONHEÇA
Propostas da Câmara Jovem 2019.

Texto: Felipe Luchete
Imagens: Câmara Municipal de Paulínia