Ataliba recebe título de Cidadão Paulinense, com presença de amigos e familiares

A 1ª Sessão Solene da Câmara, na sexta-feira (6/3), homenageou o ex-jogador Carlos Eduardo Soares, conhecido como Ataliba. Nascido em Campinas, ele recebeu o título de Cidadão Paulinense num evento com surpresas, como a presença do amigo e também ex-jogador Elano Ralph Blumer, hoje técnico do Inter de Limeira.

A vereadora Fábia Ramalho (PMN), autora da homenagem, afirmou que Ataliba é um grande exemplo como homem religioso e empresário, ao fundar na cidade o complexo esportivo AT5.

“Você poderia ter criado seu projeto em grandes metrópoles e até em outro país, poderia ter escolhido outro canto, porque as oportunidades surgem. Mas você escolheu estar aqui em Paulínia, ao lado dos seus pais e dos seus familiares, sem deixar sua essência”, declarou Fábia.

Ataliba e o amigo Elano, técnico do Inter de Limeira

O vereador Xandynho Ferrari (PSD) também participou do evento, ao lado de Thiago Rezende, preparador físico da seleção brasileira feminina sub-17. Marcos Rogério Soares, irmão de Ataliba; Elaine Soares, esposa, e Fernando Donizete Onório, professor do AT5, despertaram lágrimas ao relatar desafios durante a trajetória.

Emocionado, Ataliba agradeceu as surpresas da noite e declarou que seu projeto de ensinar jovens enfrenta muitos desafios, porém é motivo de orgulho. “Todas as pessoas são importantes na minha história. Todas! Mas quando vi meus alunos reunidos aqui, é como se Deus falasse: não desista, vá em frente.”

Para Elano, “o exemplo de Ataliba é o que nosso país precisa: as pessoas serem acolhidas e amadas, com seus dons, sem descrédito”.

PERFIL

Ataliba nasceu em 1979 e veio para Paulínia ainda bebê. Entrou no esporte nas escolinhas de futebol da cidade como Chuteira de Ouro, com os professores Gera e Edvaldo, e ainda no Gol de Placa, com os professores Wagner e Betão.

Jogando na Ponte Preta desde as categorias de base, o volante assinou seu contrato com o clube em 1998. No ano seguinte foi para o Coritiba, onde permaneceu até 2002. Já em 2004, depois de uma temporada no time japonês Vissel Kobe, foi contratado pelo Sport Club do Recife. Ainda jogou em equipes como Botafogo, CRB, Kyoto Purple Sanga (Japão), Marília, Vila Nova e Shahrdari Tabriz (Irã).

Carlos Eduardo é católico e tem a Canção Nova como comunidade de evangelização. Integra o Mundo Novo, uma comunidade missionária de Belo Horizonte. Filho de João Batista Soares e Nadir Severino Soares, tem três filhos: Mariana, Isabela e Gabriel.

ASSISTA

Texto: Felipe Luchete