Vereadores jovens aprovam projeto de lei e mais 24 propostas para Paulínia

A 2ª Sessão da Câmara Jovem discutiu 25 propostas para a cidade, nesta terça-feira (22/10), apresentadas por estudantes de seis escolas de Paulínia. Os temas envolveram problemas em instituições de ensino e sugestões nas áreas de Educação, Cultura, Transporte, Lazer e Esporte, entre outros assuntos.

Foi aprovado um projeto de lei para criar o Banco de Voluntários das Escolas Públicas situadas no município. A maioria dos vereadores jovens concordou com a ideia de mandar a Prefeitura criar um cadastro para interessados em desenvolver projetos voluntários extracurriculares, como aulas de música, idiomas, esporte e artesanato.

O texto foi sugerido por Gustavo Gonçalves da Silva (E.E. Residencial São José) e só passou depois de muitos debates, questionamentos e dois turnos de votação. Espontaneamente, vários vereadores jovens fizeram perguntas e críticas sobre a ideia. Segundo o autor, o banco de dados seria importante para organizar o envolvimento de voluntários em escolas municipais e estaduais, estimulando a presença de alunos no horário sem aulas e dando alternativas a quem não tem condições financeiras.

Houve ainda 17 Indicações (sugestões à Prefeitura), 6 Requerimentos (cobranças de informações ou providências) e 1 Moção (aplausos ao projeto “Help”, que oferece ajuda virtual a adolescentes e promove palestras sobre suicídios e depressão em escolas). Todas as sugestões serão encaminhadas para os vereadores e o prefeito de Paulínia, podendo ter resultados reais no futuro.

O evento desta terça aconteceu como uma sessão ordinária da Câmara: a presidente da Câmara Jovem, Allanna Raianna Santana, foi a responsável por conduzir os debates, com apoio de servidores da Câmara Municipal. Três estudantes da EMEFM Vereador Ângelo Corassa Filho participaram da Tribuna Livre, comentando algumas propostas.

Ana Júlia Delgado e Allan Gonçalves Pires, da primeira edição do projeto (2017-2018), falaram na tribuna sobre a experiência deles. Os vereadores Fábio Valadão (PRTB), José Soares (Republicanos10) e Marcelo Souza (PRTB) também participaram, assim como professores das escolas e representantes da Secretaria Municipal da Educação.

PROJETO
Seis escolas são parceiras no projeto, sendo duas municipais, duas estaduais e duas particulares: EMEFM Maestro Marcelino Pietrobom, EMESFM Vitor Szczepanski e Souza Silva, E.E. Padre José Narciso Vieira Ehrenberg, E.E. Residencial São José, Colégio Integral e Colégio Metropolitan Paulinense.

Em 2020, serão abertas as inscrições para interessados em participar da terceira edição da Câmara Jovem.

Conheça as propostas da 2ª Sessão.

Texto: Felipe Luchete
Imagens: Câmara Municipal de Paulínia