Acessibilidade em prédios públicos pauta indicação do vereador Marquinho Fiorella

DSC 6094

DSC 6094Objetivo da indicação é garantir o livre acesso de pessoas com deficiência em edifícios públicos. O piso tátil  é fundamental para dar autonomia e segurança ao deficiente visual

Na sessão ordinária realizada nesta terça-feira, 21, o presidente da Câmara Municipal de Paulínia, Marquinho Fiorella  (PP), apresentou  a Indicação de número 462/13, voltada à acessibilidade aos deficientes visuais em prédio públicos.

Fiorella pede implantação de piso tátil que é  diferenciado com textura e cor sempre em destaque com o piso que estiver ao redor. Este piso deve ser perceptível por pessoas com deficiência visual e baixa visão, tem a função de orientar.

Existem dois tipos de piso tátil: piso tátil de alerta e piso tátil direcional. O piso tátil de alerta é conhecido popularmente como “piso de bolinha”. Sua função, como o próprio nome já diz, é alertar. Por isso é instalado em início e término de escadas e rampas; em frente à porta de elevadores; em rampas de acesso às calçadas ou mesmo para alertar quanto a um obstáculo que o deficiente visual não consiga rastrear com a bengala.

“As pessoas com deficiência sofrem diversas dificuldades rotineiras em razão de limitações que precisam ser superadas frequentemente. O nosso município vem investindo cada vez mais na acessibilidade, alguns prédios públicos ainda não possuem sinalização adequada para deficientes visuais, seria de grande valia a implantação de sinalização tátil. Este piso é fundamental para dar autonomia e segurança no dia a dia da pessoa deficiente visual e a pessoa com baixa visão”, declara o presidente.