Aplicativo municipal de transporte é proposta de Alex Eduardo para Paulínia

Solicitar transporte por meio de aplicativos é cada vez mais comum pela praticidade de quem precisa se locomover, mas a taxa cobrada pelas plataformas, somada ao aumento rotineiro dos combustíveis, tem gerado dificuldades para os motoristas que atuam nesse meio.

Por isso, o vereador Alex Eduardo (Solidariedade) propõe que a Prefeitura crie um aplicativo próprio, nos moldes do “Bibi Mob” de Araraquara: naquela cidade, o motorista fica com 95% do valor pago na corrida, enquanto nos aplicativos tradicionais o percentual é de 30 a 40%.

Alex acredita que, com um app próprio, todos sairiam ganhando: sejam os motoristas, com receita maior, seja o poder público, que aumentaria sua arrecadação com o pagamento de tributos.

No Requerimento 316/2022, o parlamentar pede informações sobre as ações que estão sendo tomadas pelo Executivo referentes à Lei Complementar Federal 173/2020, quanto à contagem de tempo de serviço no período da pandemia aos servidores civis e militares das áreas de saúde e segurança pública.

Ele ressalta que a legislação não inclui essas esferas. Somente proibiu, até 31 de dezembro de 2021, contar esse tempo como de período aquisitivo para a concessão de anuênios, triênios, quinquênios, licenças-prêmio e mecanismos equivalentes que aumentem a despesa com pessoal.

Alex ainda pede linha de ônibus direta contemplando os moradores dos bairros Cooperlotes e Bom Retiro, além de novo itinerário de ônibus no bairro Jardim Calegaris, que há anos não conta com esse tipo de serviço.

Outra ideia é a criação de um curso destinado a capacitar cuidadores, visando estimular a prática dessa atividade e fornecer treinamento. Com a expectativa de vida das pessoas aumentando, os cuidadores se tornam importantes para muitos idosos e demais pessoas que necessitam dos seus cuidados.

Acompanhe o andamento das propostas.

Texto: Gabinete do Vereador
Imagens: Câmara Municipal de Paulínia