Alex Eduardo quer Casa da Mulher Brasileira no município e praça no Parque das Árvores

A falta de local adequado para acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica levou o vereador Alex Eduardo (Solidariedade) a sugerir ao Executivo a implantação de uma unidade da Casa da Mulher Brasileira no município. O programa federal reúne serviços de órgãos públicos e oferece, em um único espaço, apoio psicológico e assistencial, com o amparo necessário para a sua segurança e bem-estar.

De acordo com a Indicação 98/2021, no Estado de São Paulo existe apenas uma unidade, que fica na capital paulista e conta com recursos federais para a sua implementação. A iniciativa é um dos eixos do programa “Mulher, Viver sem Violência”, coordenado pela Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

Na Indicação 100/2021, o parlamentar pede a construção de uma praça pública ou parque linear no Parque das Árvores, que conte com pista de caminhada, playground, academia ao ar livre, iluminação e bancos. A solicitação visa atender uma reivindicação antiga dos moradores do bairro, que até hoje carece de um espaço público desse tipo, para práticas esportivas, lazer e convívio social adequado.

Vereador Alex Eduardo em visita a unidade da Casa da Mulher Brasileira, em São Paulo.

Outra proposta é que a Prefeitura elabore projeto de lei para contratação de seguro de vida aos servidores públicos municipais. O objetivo da Indicação 102/2021 é gerar tranquilidade e proteção não somente para os servidores de áreas consideradas de risco (Guarda Civil, Noturna, Defesa e Saúde), mas para todos os funcionários públicos da cidade, incluindo seus dependentes.

O vereador ainda pede reforma do Centro de Formação da Guarda Municipal e iluminação pública por toda a extensão da Estrada Municipal Pln-345, na altura da empresa LSL Transportes. Também cobra informações quanto a possiblidade do desmembramento e regularização de terrenos dos bairros Marieta Dian, São José I e II, Parque dos Servidores e Bom Retiro, a quantidade de pastas (RI) nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e a necessidade de um programa habitacional de interesse social, visando atender as famílias que necessitam de uma moradia.

Acompanhe o andamento das propostas.

Texto: Gabinete do Vereador
alexeduardo@camarapaulinia.sp.gov.br