Alex Eduardo pede ônibus gratuito para Enem e novas regras da Bolsa Educação

O vereador Alex Eduardo (Solidariedade) sugere transporte gratuito aos estudantes que farão a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), nos dias 5 e 12 de novembro. O objetivo é garantir que jovens participam da prova, mesmo quando tiverem dificuldades financeiras.

Ele também sugere regras mais flexíveis da Bolsa Educação aos alunos dos cursos de Medicina e Odontologia. Isso porque o regulamento do processo seletivo exige como requisito “renda bruta inferior ou igual a 10 salários mínimos”. Se o candidato exceder minimamente essa faixa, não ganha a bolsa de estudos.

Para Alex, a norma precisa ser diferente para cursos que são mais caros, pois muitos candidatos acabam usando toda a renda familiar para custear a graduação, comprometendo custos com alimentação, moradia e demais atividades do orçamento.

O vereador ainda propõe passeio ciclístico pela cidade. A iniciativa visa conscientizar e arrecadar fundos para a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama e apoiar organizações que trabalham na pesquisa e assistência a pacientes.

Além disso, indica ações e políticas públicas promovendo a diversidade religiosa em Paulínia; semana de prevenção ao diabetes e impressoras em braile nas escolas municipais. Ainda sugere o Programa de Acessibilidade Inclusiva (PAI), com vans adaptadas para atendimento de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

A proposta está em sintonia com o ODS 10 – Redução das Desigualdades. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades.

Imagem: Governo do Estado de São Paulo.

Texto: Felipe Luchete e Lara Santana (Estagiária)