Alex Eduardo propõe ecobarreiras para limpeza dos rios de Paulínia

O vereador Alex Eduardo (Solidariedade) sugere ecobarreira nos rios que atravessam o município. A ecobarreira é uma estrutura, flutuante ou fixa, que atua como uma barreira física para impedir que resíduos sólidos, especialmente plásticos, atinjam as águas do rio.

Segundo ele, esse equipamento contribui na limpeza da água e do meio ambiente, além de evitar a morte da fauna aquática.

Na área de educação, Alex indica a importância de garantir que os livros, cadernos e apostilas contenham mensagens educativas advertindo sobre os malefícios do cigarro, bebidas alcóolicas e drogas ilícitas.

Para as escolas municipais, ele solicita equipamentos de esportes e lazer adaptados para estudantes com necessidades e propõe programa de promoção a saúde e bem-estar aos alunos.

Alex Eduardo também sugere campanhas de conscientização e prevenção sobre os riscos causados pela “nomofobia”: ansiedade ou angústia quando alguém se vê impossibilitado de se comunicar ou está sem seu celular ou outro dispositivo eletrônico.

A proposta está em sintonia com o ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades.

Imagem: Prefeitura de Porto Alegre

Texto: Lara Santana (Estagiária)