Alex Eduardo propõe programa “Catarata Zero” em Paulínia

O vereador Alex Eduardo (Solidariedade) apresentou projeto de lei para instituir o programa “Catarata Zero”, visando garantir acesso à cirurgia de catarata aos munícipes que precisem. A doença afeta principalmente pessoas idosas e causa problemas na visão, podendo levar à cegueira.

A ideia é que programa conte com o apoio de profissionais de saúde, bem como parcerias de entidades públicas e privadas. O texto já foi aprovado em Plenário e, para virar lei, depende de sanção do prefeito.

Outra ideia do vereador é elaborar campanhas de divulgação e conscientização sobre a Celíaca, uma doença autoimune causada pela intolerância ao glúten. O objetivo é promover o conhecimento sobre a doença, seus sintomas e tratamentos.

Alex Eduardo diz que as ações devem ser feitas em escolas, hospitais, postos de saúde, centros comunitários, universidades e em outros locais de grande circulação de pessoas.

Ele também propõe controlador de acesso/ vigia em todas as unidades escolares e creches da rede municipal, além de solicitar cobertura no espaço do Food Park Carlos Alberto Grandin (Bertinho Pastel).

A proposta está em sintonia com o ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades.

Imagem: Prefeitura de Coruripe.

Texto: Lara Santana (Estagiária).