Alex Eduardo sugere programa para reduzir desperdício de alimentos
O vereador Alex Eduardo (Solidariedade) sugere o programa Desperdício Zero, para incentivar a população a evitar o descarte de alimentos, e um selo para reconhecer restaurantes que conseguem reduzir o desperdício.
Ele alerta que cerca de um terço da comida produzida no mundo, para consumo humano, é perdida ou jogada fora. Ainda segundo Alex, a legislação brasileira gera obstáculos para restaurantes fazerem doações a quem precisa. Por isso, é preciso idealizar alternativas contra o hábito.
O vereador também propõe semana da conscientização da paralisia cerebral. A data em outubro iria contribuir para a inserção social das pessoas com a deficiência, a partir de políticas públicas e campanhas.
A encefalopatia crônica não progressiva, mais conhecida como paralisia cerebral (PC), atinge mais de 17 milhões de pessoas no mundo. A deficiência afeta o desenvolvimento motor e cognitivo, intelectual, psicológico e sensorial, por exemplo.
As propostas de Alex incluem inserção de pediatra no pré-natal das gestantes; programa de prevenção e combate às doenças renais crônicas no município; ciclovia no bairro João Aranha, e visores de vidros nas portas das salas de aula na rede municipal de ensino.
A proposta contra desperdício e alimentos está em sintonia com o ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades (saiba mais).
Imagem: Gilson Abreu/Agência de Notícias do Paraná
Texto: Felipe Luchete e Lara Santana (Estagiária).