Alex Eduardo solicita a implantação do Vizinhança Solidária Municipal

O vereador Alex Eduardo (Solidariedade) pede a criação do Vizinhança Solidária Municipal, nos moldes de iniciativa estadual. O programa prevê palestras periódicas em bairros, para interação entre vizinhos e esclarecimentos sobre ações comunitárias preventivas, envolvendo forças de segurança, associações de moradores e o Conseg (Conselho Comunitário de Segurança).

O representante dos moradores, por exemplo, deverá informar sobre os locais e horários de maior incidência de delitos na região para monitoramento e busca de redução dos indicadores criminais.

“O Programa Vizinhança Solidária, já existe no âmbito da Polícia Militar e tem demonstrado relevantes resultados e por ser um programa com importante reconhecimento e funcionalidade, poderá ser estendido e implantado de maneira municipal, pois visa o aprimoramento das medidas de segurança em nossa cidade”, destaca a Indicação 1371/2021.

O parlamentar também propõe a implantação da Campanha Varal Solidário. A ação já ocorre em Canoas (RS): a Defesa Civil, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, organiza as unidades educacionais para arrecadação de roupas, inclusive uniformes escolares que já não servem mais e, assim, reduzir a precariedade de vestuário aos alunos.

Alex ainda apresentou o Projeto de Lei 183/2021, em que pretender obrigar novos empreendimentos imobiliários construídos na cidade a instalarem telas de proteção em todas as áreas que ofereçam risco de queda, como janelas, varandas e áreas comuns.

As telas deverão ser certificadas pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e a responsabilidade de instalação das redes em todo o empreendimento será das construtoras e empreiteiras, sem cobrar qualquer valor a mais ao proprietário do imóvel.

Acompanhe o andamento das propostas.

Texto: Gabinete do Vereador
Imagens: Câmara Municipal de São José dos Campos/