Contratação de aprendizes e volta da Guarda Mirim são propostas de Cazellato
O vereador Du Cazellato (PSDB) apresentou dois pedidos para a Prefeitura estimular a contratação de jovens no mercado de trabalho, com o objetivo de afastá-los dos perigos das ruas e ajudá-los a complementar a renda familiar.
Na Indicação 702/2019, ele sugere o retorno da extinta Guarda Mirim de Paulínia, “que por muitos anos colocou centenas de jovens e adolescentes diante de oportunidades promissoras”. Os “guardinhas”, geralmente a partir dos 14 anos, auxiliavam atividades administrativas da Prefeitura e eram capacitados para atuar em empresas.
A iniciativa se desenvolveu e originou um projeto de jovens aprendizes na cidade – abrindo espaço para muitos cidadãos ocuparem hoje funções executivas nas indústrias e no serviço público, enquanto outros ganharam experiência para seguir carreira de profissionais liberais, com descreve Cazellato.
Ele também propôs ao governo municipal a criação de um projeto de lei para regular a contratação de adolescentes aprendizes e determinar que toda empresa vencedora de licitação no município reserve pelo menos 5% das vagas para estagiários.
Para o vereador, a medida é necessária no atual cenário de crise econômica do país. “As empresas estão demitindo funcionários em massa e reduzindo a contratação de estagiários, pois não é mais viável investir na capacitação de um jovem que está começando na profissão”, afirma na Indicação 704/2019.
Cazellato ainda assinou propostas para construção de área de lazer na rotatória da avenida Armando Furlan, no bairro São José II; dedetização e retirada de entulhos no entorno da mata do bairro Vila Nunes; e manutenção do aparelho de videocirurgia do Hospital Municipal.
Acompanha o andamento das propostas.
Texto: Felipe Luchete (MTB nº 56.928/SP)
Assessoria de Imprensa
imprensa@camarapaulinia.sp.gov.br
Imagens: Prefeitura de São Paulo
Câmara Municipal de Paulínia