Assessores e vereadores recebem treinamento do sistema legislativo da Câmara

Vereadores e assessores parlamentares da Câmara de Paulínia participaram de treinamento, nesta quarta (13/1) e quinta-feira (14/1), sobre o sistema eletrônico que reúne todas as propostas legislativas. O presidente da Casa, Fábio Valadão (PL), apresentou ferramentas úteis para a rotina das atividades, como uma plataforma para os gabinetes organizarem histórico de visitantes e a agenda de cada vereador.

O Siave (Sistema de Apoio ao Vereador) também oferece funções operacionais do Poder Legislativo, que vão facilitar todos os procedimentos entre servidores, assessores e vereadores, como registro de propostas e de pareceres de projetos.

Cerca de 50 pessoas participaram da apresentação realizada por Eduardo Fonseca, representante da Sino, empresa responsável pelo sistema já existente na Câmara Municipal. O diretor legislativo da Casa, Rodrigo Quaiatti, explicou diferentes tipos de propostas e esclareceu dúvidas.

Valadão anunciou o objetivo de iniciar a digitalização de documentos e destacou a importância do treinamento. “É essencial que todos os assessores estejam capacitados para trabalhar em conjunto. Com as ferramentas certas, podemos e vamos levar muitas melhorias para a população.” O presidente ainda apresentou servidores de setores técnicos do Poder Legislativo.

Com o objetivo de conter aglomeração e seguindo todos os protocolos de prevenção contra a Covid-19, o treinamento foi dividido em dois dias.

CONSULTA ABERTA

Todo cidadão pode usar o sistema eletrônico para pesquisar propostas antigas e em andamento. É possível fazer consultas por ano, assunto e nome do autor, por exemplo. O acesso pode ser feito pelo site da Câmara de Paulínia, no menu Sala do Cidadão.

Texto: Graziela Fávaro
Felipe Luchete